Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião debate fortalecimento da arte e da cultura no Ifal
conteúdo

Notícias

Reunião debate fortalecimento da arte e da cultura no Ifal

Proex, Proen e Reitoria promoveram um encontro para melhorar articulação de ações artísticas e culturais no Ifal

publicado: 18/11/2022 16h07, última modificação: 18/11/2022 16h08

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

Aconteceu na manhã da última quinta-feira (17/11), de forma híbrida, uma reunião na Reitoria para debater sobre as demandas artísticas e culturais desenvolvidas atualmente ou que estão em planejamento no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O encontro aconteceu entre às 9h30 e 12h30.

A convite da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foram chamados para um diálogo aberto os servidores que fomentam atividades pelo Programa ArtIfal e professores de Artes dos campi.

Os convidados tiveram a oportunidade de expor as dificuldades que enfrentam para trabalhar com arte e cultura no Ifal. E a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), como também a Proex, se comprometeram a atuar a fim de minorar essas adversidades nos âmbitos político/edital, estrutural, orçamentário, apoio e acompanhamento das ações vinculadas ao programa de extensão, ao ensino e à assistência estudantil.

Reunião debate fortalecimento da arte e da cultura no IfalParticiparam da reunião o reitor, Carlos Guedes de Lacerda, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte; a coordenadora de Cursos de Extensão, Karine Alves; a coordenadora de Programas e Projetos de Extensão; Jacqueline Gomes; a assessora da Pró-Reitoria de Extensão, Maria Betânia Vilar; Nailena Maika assessora da Pró-reitoria de administração; o maestro, Almir Medeiros, os professores: Petra Schnneider e Marina Milito, do Campus Batalha;  Eurípedes Norberto, de Penedo; Maria Jose Oliveira, de Coruripe; Renato Lucas e Leonardo Arencipro, de Marechal Deodoro; Elielson Oliveira, de Murici; André Luiz e Juliana Aguiar, de Maceió.

Dentre as demandas dos professores e coordenadores de arte estavam: necessidade de espaço físico como sala de artes, para produção de conteúdo artístico; alteração nos editais do Artifal, com equiparação entre as linguagens artísticas; participação dos professores de artes na elaboração dos editais e na avaliação dos projetos do Artifal; bolsa de manutenção de suporte à produção artística, como cenário, figurino e transporte; entre outras.

O reitor Carlos Guedes informou que aguarda o resultado de uma emenda parlamentar para fazer uma injeção de recursos no campo das artes. As instruções dadas pelos professores e coordenadores participantes do evento serviram para otimizar o direcionamento de como aplicar os investimentos e buscar novos recursos para garantir a execução dos projetos.

“A reunião foi excelente, ela foi de extrema importância para o desenvolvimento cultural e artístico do Ifal. Vemos uma preocupação real da gestão no estímulo à produção artístico e cultural dos campi, e uma resposta meio que imediata às nossas reivindicações. Fiquei muito feliz de ter participado, a instituição como um todo ganha e o nosso campus também ganha muito com isso.”, relatou a professora de artes do Campus Batalha, Marina Milito.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade