Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPI lança Edital de seleção para instrutores dos cursos de capacitação dos espaços 4.0
conteúdo

Notícias

PRPPI lança Edital de seleção para instrutores dos cursos de capacitação dos espaços 4.0

Inscrições começam hoje e vão até o dia 8 de março

publicado: 25/02/2022 14h13, última modificação: 25/02/2022 14h18

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) publicou, nesta quinta-feira (24), o Edital nº 03/2022 que trata da seleção de instrutores para o Programa Espaços 4.0. Poderão concorrer ao pleito servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e profissionais externos que possuam a qualificação exigida no pleito.

A seleção será composta em etapa única, por meio da conferência de documentação e titulação. Os candidatos selecionados atuarão como instrutores dos cursos de capacitação a serem ofertados nos espaços 4.0 dos campi Palmeira dos Índios, Maragogi, Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca e São Miguel dos Campos.

Entre os cursos disponíveis estão Montagem e manutenção de computadores – Desktop; Montagem e manutenção de computadores – Notebook; Instalação e configuração de redes de computadores; Desenvolvimento de aplicativo Android e Introdução à Programação Web. Ao todo, são 30 vagas para cadastro de reserva, sendo cinco delas para cada um dos seis campi.

A atuação dos profissionais será de 20 horas para cada turma, distribuídas em cinco horas semanais. Para isso, receberão uma bolsa corresponde a R$ 700,00 mensais para cada turma ofertada.

As inscrições começam nesta sexta-feira (25) e terminam no dia 8 de março e o resultado será divulgado no dia 30 do mesmo mês. Para realizá-las basta preencher o formulário eletrônico e fornecer a documentação mencionada no edital. Acesse aqui o documento.

Sobre o Programa

O Espaço 4.0 é fruto de parceria firmada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos através da Secretaria Nacional de Juventude. O projeto visa capacitar jovens de 15 a 29 anos, garantindo acesso aos recursos tecnológicos necessários para potencializar as habilidades e competências técnicas, com o intuito de aumentar suas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. Ele funciona por meio de laboratórios, do tipo contêineres adaptados, equipados com modernos recursos tecnológicos.

A proposta dos cursos a serem oferecidos está alinhada ao advento da Indústria 4.0 e as inúmeras demandas por profissionais que possuam competências para trabalhar com as principais inovações tecnológicas dos campos de Eletrônica, Informática e Robótica Educacional, aplicadas às demandas reais do mercado.