Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Artifal usa música para desenvolver jovens em Marechal Deodoro

Projeto do Artifal usa música para desenvolver jovens em Marechal Deodoro

Coral Por Em Canto é o destaque da série Nossos Aplausos desta semana

por Acássia Deliê publicado: 28/06/2018 23h05, última modificação: 04/10/2021 10h32
Exibir carrossel de imagens Descontração aliada a disciplina marcam ensaios do coral

Descontração aliada a disciplina marcam ensaios do coral

Rayana era uma menina quando descobriu que havia um coral numa escola da cidade onde morava. Aos 12 anos, ficou sabendo que o grupo aceitava a entrada de pessoas da comunidade, foi lá, fez um teste e nunca mais deixou de participar. Soprano, de voz fininha e desajeitada, se transformou em uma das melhores solistas do coral e hoje é reconhecida e admirada por onde passa.

"Eu aperfeiçoei a minha voz e ainda melhorei a minha timidez. Dá sempre aquele friozinho na barriga na hora de se apresentar, mas é maravilhoso cantar, fazer as pessoas se emocionarem", diz ela, hoje aos 18 anos.

Rayana Raquel, uma das integrantes mais antigas do coralRayana é uma das integrantes do Coral Por Em Canto, projeto de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. A ação faz parte do Artifal, programa institucional do Ifal que forma grupos culturais para a preservação e disseminação da cultura e da arte em Alagoas. Mais do que isso, ajuda a desenvolver jovens em comunidades em todo o estado.

A história de Rayana, por exemplo, fica ainda melhor. Depois de entrar no coral, foi incentivada a participar da prova para estudar no Ifal e hoje está concluindo o curso técnico em Guia de Turismo pela escola federal. Como ela, a música também tem estimulado outros jovens de Marechal Deodoro.

Vinícius Ferreira é mais responsável depois do coral"Antes de entrar no coral, eu era muito preguiçoso e irresponsável. Hoje, vejo que tenho mais responsabilidade", conta Vinícius Ferreira, de 16 anos. "Sou muito tímido, mas quando estou junto com o grupo tenho confiança. Fazer parte desse projeto é importante pra mim na parte profissional, como instrumentista, e também na parte pessoal", garante.

Sete anos de história

O Por Em Canto foi criado em fevereiro de 2011 pelo professor Leonardo Arecippo, como um projeto de extensão, posteriormente atrelado ao Artifal. Desde então, o grupo já fez mais de 70 apresentações, inclusive em grandes eventos como o Nordeste Cantat, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas e a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar).

Com mais de 37 anos de experiência musical, Leonardo é regente do grupo e assina a preparação vocal, arranjos e instrumentação de todas as músicas. O currículo garante a responsabilidade. Licenciado em Música pela Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e mestre em Musicologia pela Campbellsville University, Kentucky (Estados Unidos), o professor traz na bagagem ainda experiências em corais de São Paulo, Recife, Salvador e Brasília. Durante 14 anos, também lecionou na Ufal as disciplinas de História da Música, Análise Musical, Folclore Musical, Harmonia e Música Brasileira. No Ifal - Campus Marechal Deodoro, há sete anos leciona as disciplinas Estudo das Artes e Cultura, História e Arte Popular.

Leonardo Arecippo, criador e regente do Por Em CantoEm Marechal Deodoro, cidade famosa pela qualidade das suas orquestras filarmônicas, Leonardo trouxe algo novo com o coral, ao executar música vocal, junto com os tradicionais instrumentos. "O Por Em Canto desenvolve disciplina, autoestima e sensibilidade musical, com pelo menos dois elementos novos em relação às filarmônicas de Marechal Deodoro: a presença de cantores e os arranjos exclusivos para a nova formação instrumental acompanhando vozes. Isso foi novo tanto para os músicos, quanto para o público da comunidade", explica Arecippo.

Dentro e fora do Ifal, o trabalho é reconhecido por desenvolver de várias formas os jovens que se integram a ele. "O professor Leonardo é extremamente dedicado e sempre empenhado em músicas e arranjos com qualidade admirável. Sob sua batuta, o Por Em Canto promove inclusão social, integrando estudantes e comunidade externa, e tem sido um ícone cultural do Ifal em grandes eventos nacionais e internacionais", afirma a diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois.

Quer conhecer um pouco mais o projeto? Assista ao vídeo a seguir: