Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Jovens Embaixadores 2022 seleciona estudantes do ensino médio para intercâmbio nos EUA

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas, entre 15 e 18 anos

por Jhonathan Pino publicado: 23/11/2021 12h33, última modificação: 23/11/2021 12h33

Já estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2022, iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, no Brasil, que promove um intercâmbio de curta duração para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública.

Os selecionados deverão participar de uma programação nos Estados Unidos, com oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visita a escolas, projetos de empreendedorismo social e reuniões com representantes do governo norte-americano; além de fazer apresentações sobre o Brasil em outras cidades daquele país.

Podem participar do edital os brasileiros que tenham entre 15 e 18 anos, sejam alunos do ensino médio na rede pública brasileira e que tenham cursado ou estejam cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2021. Além disso, é necessário ter boa fluência oral e escrita em inglês; pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; um excelente desempenho escolar; possuir perfil de liderança e iniciativa; e estar atualmente engajado em iniciativas de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por ao menos seis meses.

Para participar do pleito, não é necessário ter passaporte. Após a seleção, os participantes têm tempo hábil para providenciá-lo antes da viagem. Todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos, que contam também com o apoio de parceiros do setor privado. O único custo que fica a cargo dos participantes é a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.

Datas importantes

Os interessados têm até o dia 9 de fevereiro para preencher o pré-cadastro on-line via Facebook, ou pela página dos Jovens Ebaixadores.

Além da análise da documentação, o processo seletivo terá um exame escrito, a ser aplicado no dia 11 de março; de um exame oral e de uma visita à residência. No dia 13 de abril será anunciado o resultado final.

A viagem dos selecionados aos Estados Unidos será realizada entre os dias 1º e 17 de julho de 2022.

Confira o edital completo!