Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Artifal inicia período de inscrições para edição de 2020

Programa Artifal inicia período de inscrições para edição de 2020

Técnicos e professores têm até o dia 27 de março para submeter propostas

publicado: 10/03/2020 18h41, última modificação: 20/03/2020 16h00

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) publicou nesta terça-feira 10, o edital do Programa Artifal 2020, que busca incentivar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais entre alunos e servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As inscrições ocorrem até 27 de março, por meio da submissão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

As propostas podem ser enviadas por docentes ou técnicos do Instituto, que exercerão a função de orientadores do projeto. Cada servidor poderá apresentar no máximo três ações.

As pessoas proponentes não podem estar em afastamento ou licença no período de execução da ação, nem apresentar pendências relativas à execução de ações de extensão anteriores.

Estudantes da educação básica e graduação do Ifal poderão atuar como bolsistas, ou voluntários. Eles serão selecionados pelos orientadores de cada ação do Programa e deverão dedicar, no mínimo, uma carga horária de 20 horas mensais para as atividades.

O resultado final será divulgado no dia 24 de abril e no dia 4 de maio tem o início do período de execução dos projetos.

Novidades do edital

A Proex relatou que o edital foi elaborado após ouvir os extensionistas e por isso resolveu inovar na forma de selecionar as ações do Programa. Entre as principais mudanças estão a distribuição das propostas entre modalidades Regular e Grupos Consolidados, com o intuito de valorizar os grupos de artes tradicionais e atuantes no instituto; a divisão orçamentária por proposta, além da contrapartida social, que passará a ser obrigatória em cada ação.

Outras mudanças implementadas são de ordem burocrática, como a produção de relatório parcial e a flexibilidade na escolha das bolsas, pois a partir deste ano o proponente informa no sistema quantos alunos bolsistas deseja e quanto eles irão receber, respeitando os limites deste edital.

registrado em: , ,