Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais da saúde atendem servidores de forma remota

Profissionais da saúde atendem servidores de forma remota

Professores e técnicos do Ifal contam com uma equipe multidisciplinar para enfrentar a Covid

publicado: 29/04/2020 14h27, última modificação: 30/04/2020 10h17

Diante do status de pandemia anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o reconhecimento do Estado de Calamidade Pública, pelo Governo Federal, provocados pela alta disseminação do novo Coronavírus, desde o dia 19 de março, profissionais do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), vêm atendendo de forma remota. No entanto, o aumento de casos de pessoas infectadas em Alagoas fez com que a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) solicitasse que os servidores e familiares acometidos pela Covid 19 busquem o serviço de saúde do Instituto para informar sobre a sua situação.

Segundo o comunicado da DGP, os usuários do serviço podem entrar em contato com os profissionais do Siass a partir do email siass@ifal.edu.br. Por meio dessa ferramenta, eles poderão ter acesso ao acolhimento, orientação e apoio multiprofissional sobre como lidar com a doença, tudo sob sigilo. Veja a nota.

A médica Anna Carolina Le Campion reforça que esse atendimento não é só para quem apresenta a enfermidade, como também para quem está lidando com ela em seu círculo social, ou apresenta sintomas de ansiedade, indisposição física ou necessita de um apoio psicológico e nutricional.

Le Campion comenta que até o momento vários servidores entraram em contato. A profissional vem atuando no atendimento de pacientes com o Covid na cidade e faz toda a orientação médica dos procedimentos a serem tomados pelos servidores do Ifal.

“Todos foram muito solícitos e gostaram do atendimento. Me coloquei à disposição para qualquer dúvida, bem como mandei material por Whatsapp sobre o isolamento, vídeos e a divulgação do nosso serviço de Psicologia online, que é voltado para qualquer servidor, que esteja acometido ou não”, pontuou.

Larisse Coimbra e Paulete Constantino estão realizando o atendimento psicológico. Para isso, é necessário que o interessado envie o email para psicologia.siass@ifal.edu.br, com o assunto QUERO APOIO PSICOLÓGICO. No corpo do texto, é necessário informar nome completo, CPF, telefone e e-mail pessoal. Saiba mais.

A importância de uma boa alimentação

Kelly Morganna Cavalcante é a profissional da Nutrição do quadro do Siass que vem orientando quanto à manutenção do equilíbrio alimentar, entre os servidores. Em nota, ela pontuou a necessidade de manter uma variedade de frutas, legumes e verduras, “pois são alimentos ricos em vitaminas e minerais, de propriedades antioxidantes que auxiliam nosso sistema de defesa”.A nutricionista Kelly Morganna Cavalcante orienta sobre uma alimentação saudável durante o período de quarentena.jpg

A profissional ainda destaca que não existe um único alimento milagroso que aumente  a imunidade, e sim todo um contexto de hábitos saudáveis. Ela também acrescenta que esse período de isolamento social pode favorecer o desenvolvimento de quadros de ansiedade ou estresse.

“E muitas pessoas tendem a buscar a comida como conforto, é importante estar atentos a esses sinais, observando sua fome e saciedade para perceber sua necessidade alimentar, isso ajuda a evitar o exagero alimentar, principalmente dos alimentos ultra processados”, orientou.

Veja a nota completa.