Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora, assistente social e analista de sistemas tomam posse no Ifal

Professora, assistente social e analista de sistemas tomam posse no Ifal

Solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira, na Reitoria do Instituto

publicado: 13/06/2022 18h36, última modificação: 13/06/2022 18h36
Exibir carrossel de imagens
  • "> Novos servidores do Ifal tomam possem em solenidade realizada na Reitoria

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deu posse, na tarde desta segunda-feira (13/06), a três novos servidores para seu quadro de profissionais. Em solenidade realizada na Reitoria, a professora Camila Barreto Santos Avelino, o assistente social Paulo Júnior dos Santos e o analista de sistemas Djalma Bandeira da Silva tomaram posse em seus respectivos cargos com a assinatura do termo específico.

Com a assinatura do termo de posse, Camila Avelino passa a atuar como docente de História no Campus Batalha. Doutora em História Contemporânea I pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutora em História pela Universidade Federal de Sergipe, Camila Barreto Santos Avelino tem experiência como docente do Ensino Superior e da Educação Básica, tendo atuado como professora no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede Estadual de educação do Estado da Bahia.

“Acredito no potencial transformador da educação. Dentro da minha área de formação, que é a História, e na atual situação em que vivemos no país, eu me encontro muito comprometida com a formação da consciência histórica dos meus alunos e alunas. Espero que tenham uma formação crítica, cidadã e sejam comprometidos com a democracia e com a sociedade”, afirmou Camila Avelino.

Paulo Júnior dos Santos exercerá o cargo de Assistente Social no Campus Santana do Ipanema, onde deverá atuar no desenvolvimento de políticas de assistência estudantil. O profissional já atuou teve experiências anteriores na área da educação básica, tendo trabalhado em escolas públicas nos municípios de Olho D’água das Flores e Olivença.

“Entrar no Ifal é a realização de um sonho de vida. Foi muita luta, uma batalha árdua, mas graças a Deus consegui e agora sou servidor do Instituto”, comentou Paulo Júnior dos Santos. Atento aos desafios que irá enfrentar no Campus Santana do Ipanema, o profissional ressaltou a importância da assistência estudantil como política pública de permanência dos alunos do Ifal.

“O profissional de assistência social é primordial para viabilizar condições para que o aluno entre e permaneça na Instituição. Sabemos que o estado de Alagoas é um estado com carências econômicas. A assistência estudantil é primordial nessa questão”, destacou Paulo Júnior dos Santos.

Djalma Bandeira da Silva é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. O novo analista de sistemas do Ifal tem experiências diversas em empresas privadas na área da educação digital, desenvolvimento de ambientes digitais e utilização de ferramentas tecnológicas na educação, entre outras áreas. O profissional irá atuar na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

“Já tinha interesse em atuar como analista de sistemas pelo Ifal há um tempo. Quando a oportunidade surgiu, aproveitei para participar da seleção. E agora estou aqui, começando essa etapa. Estou bem empolgado para começar minhas atividades”, disse Djalma.

O reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, deu as boas-vindas aos novos servidores e apresentou alguns dos projetos estratégicos realizados pela gestão do Instituto nos últimos três anos. O gestor afirmou que os novos servidores chegam a uma instituição comprometida com a educação pública de qualidade, socialmente referenciada e voltada à formação de cidadãos críticos e à promoção do desenvolvimento sustentável.

A diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, destacou a importância do trabalho integrado entre as equipes do Ifal para o alcance dos objetivos do Instituto. “Independentemente de estarmos em áreas diferentes, seja atuando como professor ou como profissional de uma área técnica, precisamos ter a consciência de que nossa missão institucional é única. Os esforços de todos é o que irá garantir o sucesso de nosso Instituto”, comentou.

Além do reitor e da diretora de Gestão de Pessoas, participaram da solenidade da acolhida dos novos servidores gestores, pró-reitores e servidores de áreas diversas do Instituto.