Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex lança editais para programas, projetos e cursos de extensão de 2019
conteúdo

Notícias

Proex lança editais para programas, projetos e cursos de extensão de 2019

publicado: 11/01/2019 12h49, última modificação: 18/02/2019 14h02

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou, nesta sexta-feira, 11, os editais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para programas, projetos e cursos de extensão  a serem desenvolvidos neste ano de 2019. Os pleitos elencam sete ações: os programas Minha Comunidade, Artifal, Proifal, Propeq, os projetos nas modalidades Servidor e Estudante, além dos cursos de Extensão, a serem ofertados à comunidade. 

Nos programas Minha Comunidade, Artifal e Proifal serão selecionadas uma proposta para cada campus. Nos dois primeiros, as propostas devem ser compostas por um conjunto de ações integradas da unidade. Além disso, os editais requerem adesão dos campi que desejarem a sua participação. Nesse caso, basta aos servidores manifestarem interesse perante a Coordenação de Extensão de cada campus.

Quanto aos projetos, na Modalidade Servidor e Modalidade Estudante, os editais discriminam as quantidades de vagas, por campus.

No caso da Propeq e do Edital para Cursos de Extensão não há limite de vagas. Em ambos, os pleitos estarão abertos enquanto houver orçamento disponível.

Os servidores poderão inscrever propostas nos editais de Projetos Modalidade Servidor e no Propeq. Nos demais editais de programas, eles, deverão buscar entendimento prévio, com a Coordenação de Extensão de cada unidade, visando compor proposta única. Já os discentes, eles poderão elaborar propostas para projetos da Modalidade Estudante e Propeq, no entanto, a inscrição será feita por um servidor.

Tramitação eletrônica

Neste ano, será a primeira vez que todo o processo será  realizado por meio eletrônico, a partir do módulo de Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), por isso os coordenadores de extensão passaram por treinamento  de uso da ferramenta nos dias 20 e 28 de dezembro passado, realizadas no prédio da Reitoria.

“Foram dois momentos, em que aproveitamos para apresentar o sistema que o Ifal está customizando para inscrição das propostas de extensão, dos projetos, programas e cursos. Eles conheceram como será realizada a submissão das propostas e os trâmites de avaliação”, pontuou Heráclito Júnior, servidor da pró-reitoria.

As análises das propostas serão realizadas, primeiramente pela Coordenação de Extensão, depois pela Direção-Geral e em seguida para  as comissões de avaliações de cada unidade ou  para a Proex.

Independente da ação, as propostas devem ser pensadas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, a partir da troca de saberes, conhecimentos e experiências, por meio da interação sistematizada entre o Ifal e a comunidade,  inter-relacionando o saber acadêmico e o saber popular, em uma prática acadêmica que  desenvolva a consciência social, ambiental e política dos indivíduos, formando profissionais cidadãos.

Veja abaixo a lista de ações e seus respectivos editais.

1) PROGRAMA MINHA COMUNIDADE:

O Programa objetiva desenvolver em determinada comunidade um conjunto de ações extensionistas, sobretudo projetos, cursos e eventos, com forte característica dos cursos ofertados pelo Ifal, que aponte soluções para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e produtiva, e a geração de oportunidades.

Confira edital e documentos referentes ao Minha Comunidade.

Edital, Anexo I, Anexo II, Anexo III 

2) PROGRAMA ARTIFAL:

O Programa objetiva formar grupos culturais/artísticos para a preservação e disseminação da cultura e da arte. Todas as propostas de ações e projetos com este objetivo deverão compor a Proposta final do Programa de cada campus.

Confira edital e documentos referentes ao Artifal. 

Edital, Anexo I, Anexo II, Anexo III

3) PROGRAMA PROIFAL:

O Programa visa implantar ações de preparação para o exame de seleção dos cursos do IFAL, atendendo estudantes de escolas públicas especialmente. Deve abordar também noções do funcionamento e da estrutura do Instituto Federal de Alagoas. O edital do Proifal é de fluxo contínuo.

Confira edital e documentos referentes ao Proifal.

Edital e Anexo I.

4) PROGRAMA PROPEQ

O Programa objetiva disseminar/implantar os resultados das pesquisas desenvolvidas no IFAL, de modo a colocar seus benefícios a serviço da sociedade. O PROPEQ deverá ser desenvolvido na forma de projetos de extensão.
No Edital PROPEQ a apresentação das propostas pode ser feita pelos servidores e estudantes do IFAL, conforme Formulário específico do Programa.

Não há concorrência por vagas ou campi, sendo que enquanto houver orçamento disponível da Proex serão custeados todos os projetos que obtiverem a nota mínima exigida na seleção. No entanto, é necessária a comprovação de que se trata de projeto de extensão oriundo do resultado produzido em projetos de pesquisa do IFAL.

Confira edital e documentos referentes ao Propeq.

Edital e Anexo I.

5) PROJETOS MODALIDADE SERVIDOR

Trata-se de edital destinado a selecionar 119 propostas de projetos extensionistas, apresentados e coordenados por servidores do IFAL, conforme quadro de vagas, por campus/unidade.

Confira edital e documentos referentes a Modalidade Servidor.

Edital e Anexo I.

6) PROJETOS MODALIDADE ESTUDANTE

Trata-se de edital destinado a selecionar 73 propostas de projetos extensionistas, de autoria de estudantes dos cursos de oferta regular do Ifal, e coordenados por servidores do Ifal, conforme quadro de vagas, por campus/unidade.

Confira edital e documentos referentes a Modalidade estudante.

Edital e Anexo I.

7) CURSOS DE EXTENSÃO

Este Edital se refere à oferta de cursos de extensão não vinculados aos programas institucionais de extensão. Ele se refere à oferta de cursos propostos pelos servidores do Ifal, para o ano de 2019 e possibilita  ao Ifal  a capacitação profissional da população para atender demandas específicas, sobretudo visando à geração de renda, de oportunidades no mundo do trabalho e a melhoria da qualidade de vida.

Neste pleito, cada campus definirá os períodos de inscrição dos cursos, de modo que adotará o sistema de fluxo contínuo ou adotará prazos definidos para o recebimento das propostas. A aprovação final das propostas é de responsabilidade da Proex. Após aprovação, cada campus deverá elaborar o(s) seu(s) edital(is) de chamada pública, para a oferta das vagas.

Confira edital e documentos referentes aos Cursos de Extensão.

Edital, Anexo I, Anexo II, Anexo IV e Anexo V.

registrado em: , ,