Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano de estudos: confira dicas para manter o ritmo escolar

Plano de estudos: confira dicas para manter o ritmo escolar

por Bartolomeu Honorato publicado: 02/04/2020 18h19, última modificação: 06/04/2020 12h09

O período de isolamento social em função do coronavírus trouxe um desafio para estudantes: continuar assimilando conhecimento mesmo com as aulas presenciais suspensas nas escolas e universidades. Para vencer essa dificuldade, os professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, orientam os alunos a criarem planos individuais de estudo. Essa é a terceira reportagem especial da série Ifal versus corona.

Um bom plano é aquele que consegue conciliar horas disponíveis e conteúdo a ser trabalhado em casa. “Manter os horários da aula para estudar será bom para não perder os hábitos que já temos da escola. Se não funcionar, manter um horário longo de estudos em um horário mais calmo em casa. Sabendo administrar o tempo que temos, da hora de acordar até a de dormir, conseguiremos fazer muita coisa ao longo do dia”, explica a professora de Inglês, Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal. O plano precisa ser escrito em papel ou digitado no computador ou celular para ser seguido.

Professor Mateus Queiroz explica que é preciso ter disciplinaA disciplina é outra aliada para o sucesso do aprendizado doméstico. A orientação do professor de Matemática, Mateus Queiroz, é que o plano seja feito sem exagero para que o aluno dê conta daquilo que foi proposto no planejamento. “O ponto mais importante é a disciplina. Não coloque conteúdos em excessos; coloque poucos assuntos no início e vá pegando o ritmo. Resumindo: foco e disciplina”, enfatiza. Para ele, reservar momentos de lazer, como ver filmes e séries, e de interação familiar contribuem para sucesso no aprendizado.

O estudante José Eudes Silva Santos se divide entre dois cômodos da casa onde mora, no município de Maragogi (AL), para manter o ritmo diário de estudos do curso técnico de Hospedagem, do campus Maragogi. No quarto dele, há uma mesinha com computador para pesquisas, caderno e canetas. Quando precisa de mais espaço, a cozinha vira sala de aula. Caderno, livros, notebook e cartolina cabem na mesa.

Toda essa organização de José Eudes é para conseguir dar conta das tarefas diárias do curso. “Organizo minhas coisas pela manhã. À tarde, que seria meu horário presencial no Instituto, faço minhas atividades. Quando há provas online, estou disponível no horário delas”, conta. Em seu planejamento, dedica mais tempo às disciplinas de maior dificuldade e prioriza os assuntos mais urgentes. Conforme o estudante, essa estratégia já serve de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Planejamento também serve para o Enem

A construção do plano do estudo e sua execução são úteis para os estudantes que já se preparam para o Enem 2020. A professora Rita de Cassia orienta os alunos a separarem tempo para a teoria e resolução de questões relacionadas ao tema. Outra dica é responder provas de edições anteriores e ficar atento ao formato delas.

Também ajuda, pelo menos, a cada duas semanas, fazer um simulado cronometrado e ir registrando dificuldades e trabalhando em cima delas com dicas, como concentração, nervosismo com avaliação”, recomenda a professora. Também são necessários pequenos intervalos para beber água e fazer alongamentos.

Para ajudar quem aprende em casa, foi criado o @estudandoemcasa_covide19. Essa conta do Instagram compartilha estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos e egressos do Instituto Federal de Alagoas. Também oferece dicas de professores e sugestões de aplicativos de ensino a distância. Acompanhe também informações sobre as atividades do Ifal no combate ao coronavírus aqui pelo portal ou nas nossas redes sociais!

plano de estudo individual.png

registrado em: ,