Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa do Ifal campus Murici recebe Menção Honrosa na 11ª Fenecit

Pesquisa do Ifal campus Murici recebe Menção Honrosa na 11ª Fenecit

publicado: 29/09/2015 17h00, última modificação: 29/09/2015 17h17

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcou presença na 11ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em Recife-PE, no período de 22 a 26.

Para a estudante do Campus Murici, Nathália Gomes de Lucena Sarmento, a experiência foi para além da apresentação em banner: a pesquisa intitulada "O processo de abolição na imprensa periodista alagoana: a representação da mão de obra nacional em Alagoas (1870-1888)", sob a orientação do professor Fábio Castilho, recebeu Menção Honrosa pela qualidade e contribuição científica.

A comissão avaliadora observou, além do uso das normas na ABNT na construção do projeto de pesquisa, a análise da metodologia aplicada, a revisão da bibliografia, a aplicabilidade, a relevância social, a perspectiva de inovação e contribuição para a ciência, o domínio do assunto e o uso vocabulário científico, a clareza e habilidade na apresentação, a interação, organização e comportamento do grupo, e a associação do relatório do projeto com o diário de bordo do projeto.

Resumo da pesquisa

Este trabalho tem por objetivo perscrutar os principais periódicos alagoanos no período de crise da escravidão. Abordamos o papel da imprensa provincial e o seu posicionamento diante das diferentes opções aventadas para nova organização do mundo do trabalho. Analisamos jornais de diferentes facções políticas; conservadores, liberais e republicanos; que apresentaram diferentes posturas frente às transformações no mundo do trabalho. Dentro dessa temática nosso escopo foi de analisar o discurso da elite proprietária alagoana sobre a transição da mão de obra e sendo assim, as representações do cativo nos periódicos. Este prisma ressalta a opinião dos editores do século XIX e sua visão sobre a mão de obra que trabalhava suas lavouras. Trata-se de uma opção metodológica, de voltar-se primordialmente para as fontes primárias dando voz aos protagonistas do acontecimento histórico analisado.

registrado em: