Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal estende cronograma do PDI até abril de 2019; confira o que foi definido em 2018
conteúdo

Notícias

Ifal estende cronograma do PDI até abril de 2019; confira o que foi definido em 2018

Próximo passo é definição de indicadores e metas da instituição até 2023

por Acássia Deliê publicado: 28/12/2018 18h07, última modificação: 04/01/2019 09h01

A Comissão Central do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) encerrou 2018 cumprindo as principais atividades programadas para o ano, como a definição dos direcionadores e dos objetivos estratégicos do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) para os próximos cinco anos. O cronograma de atividades foi elastecido até abril de 2019, quando o documento final deve ser apresentado ao Consup (Conselho Superior do Ifal).

"Consideramos o calendário acadêmico e as eleições internas no Ifal, que prejudicaram o comprimento das atividades. A ampliação dos prazos é para continuar garantindo a participação da comunidade neste processo de construção coletiva", explicou o presidente da Comissão Central do PDI 2019-2023, Álvaro José de Oliveira.

O próximo passo da construção do PDI é a definição, pelas comissões temáticas, dos indicadores e metas do Ifal até 2023. Os itens devem estar de acordo com os 13 objetivos estratégicos aprovados pela comunidade acadêmica. Além disso, as comissões temáticas também devem finalizar a revisão dos capítulos que tratam das políticas de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão e Responsabilidade Social, Avaliação e Gestão. O novo prazo para entrega desses documentos é 8 de fevereiro de 2019.

A partir daí, será feita a minuta do PDI, que será apresentada a consulta pública da comunidade acadêmica, antes da redação final que será entregue ao Consup, no mês de abril.

Definições de 2018

As primeiras reuniões da Comissão Central do PDI 2019-2023 foram realizadas em abril de 2018, com o objetivo de discutir a metodologia que seria adotada na revisão do Plano. Ao longo do ano, a comissão buscou meios de divulgar os trabalhos e incentivar a participação da comunidade na construção.

"Produzimos vídeos explicativos, abrimos consultas públicas pela internet, além de estimular as comissões de campi a realizarem reuniões abertas em suas localidades. Também organizamos uma grande oficina com integrantes de todas as comissões e uma grande reunião no Campus Maceió, esta com representantes da Reitoria e de todos os campi. Assim, de forma democrática, definimos os direcionadores e os objetivos estratégicos do Ifal", avalia Álvaro de Oliveira.

Todas informações sobre a construção do PDI estão disponíveis no site www.ifal.edu.br/pdi.

PDI - Novos prazos

registrado em: , ,