Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornalistas conversam sobre a superação de estigmas em livros-reportagem na 8ª Flimar

publicado: 22/11/2017 10h27, última modificação: 22/11/2017 12h08

Transexualidade e psiquiatria serão temáticas presentes em uma mesa-redonda com a participação de dois jornalistas de Pernambuco e Alagoas. Chico Ludemir, autor de “A História Incompleta de Brenda e de Outras Mulheres” e Acássia Deliê, responsável pela obra “Por Trás dos Muros”, conversarão com o público da 8ª Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) sobre o desafio de contar histórias de pessoas que costumam ser estigmatizadas socialmente, nesta quinta-feira, 23, a partir das 17h.

Em “A História Incompleta de Brenda e de Outras Mulheres”, publicado pela Confraria do Vento, em 2016, Chico nos coloca em contato com as memórias, anseios, dores e alegrias, além do ensaio fotográfico de Brenda e mais uma dezena de mulheres trans e travestis de Pernambuco.

São 11 experiências duras de vida e testemunhos da resistência de personagens que ele conheceu, a partir de um convite realizado pelo Projeto de Pesquisa do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco (UFPE). O livro conta com um prefácio da militante travesti Maria Clara Araújo e a nota do autor é ilustrada pelo quadrinista Laerte Coutinho.

Também surgiu em ambiente acadêmico, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o desejo de produção de um Livro-reportagem, por Acássia Deliê. Sua obra, “Por Trás dos Muros”, foi realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2009 e neste mesmo ano recebeu os prêmios Expocom Nordeste e Expocom Brasil, na categoria livro-reportagem, ambos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, a Intercom.

Publicado pela editora Multifoco, em 2010, a obra foi produzida a partir de pesquisas realizadas no Hospital Escola Portugal Ramalho, único hospital psiquiátrico completamente público de Alagoas, e o acompanhamento de alguns usuários em práticas cênicas. A obra também conta com fotografias de Sionelly Leite e Ariana Maurício. O prefácio foi escrito pela jornalista Carla Serqueira.

A atividade terá a mediação do jornalista do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Jhonathan Pino, e será realizada na Casa Ifal, localizada na Sociedade Musical Carlos Gomes, ao lado do Banco do Brasil, Centro Histórico de Marechal Deodoro, a partir das 17h.

registrado em: ,