Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciativas 4.0 do Ifal são avaliadas por programa nacional com transmissão ao vivo

Programa Oficinas de Educação 4.0 selecionou projeto do Campus Palmeira, em 2020

por Jhonathan Pino publicado: 29/07/2021 14h37, última modificação: 29/07/2021 14h41

Na tarde desta quinta-feira (29), quatro projetos desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a partir do Programa Oficinas de Educação 4.0, terão suas avaliações parciais transmitidas para o público, via YouTube. Aprovados em Chamada Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em 2020, os participantes irão apresentar agora os primeiros resultados de iniciativas baseadas na introdução do desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados.

A partir das 16h, a comunidade poderá conhecer o Protótipo de Smart Meter com Aplicações em redes de água no contexto de saneamento; o Aplicativo de Monitoramento em tempo real das comunidades carentes assistidas por soluções da Litro de Luz; o Circula, aplicativo de conexão de empresas e seus subprodutos sob à luz de economia circular, além do Sunmax, uma plataforma inteligente para posicionamento de placas fotovoltaicas poli e monocristalinas.

Uma das orientadoras dos projetos, Sheyla Marques, lembra que em 2020 o Ifal ficou com primeiro lugar na seleção nacional do Programa Oficinas 4.0 e que as quatro propostas elaboradas no último ano fazem parte do projeto mãe do Campus palmeira dos Índios, que tem como coordenador geral o professor Gregory Arthur.

“Cada professor que participou desse projeto macro tem uma proposta associada ao programa. Nós recebemos um laboratório de Cultura Maker, com impressora de prototipagem, computador, equipamentos, ferramentas para desenvolver esses projetos”, comentou Sheyla.

Fazem parte dos projetos alunos discentes de nível médio técnico, da graduação e pós-graduação do Ifal.

Confira abaixo a transmissão: