Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal, Ufal, Uncisal e Unit realizam II Jornada de Internacionalização

Ifal, Ufal, Uncisal e Unit realizam II Jornada de Internacionalização

Evento conta com representantes de embaixadas e intercambistas

por Jhonathan Pino publicado: 26/11/2020 13h56, última modificação: 07/12/2020 14h52

No próximo 9 de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reúne mais uma vez com as universidades Federal de Alagoas (Ufal) e a Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), como também com a instituição membro integrante mais recente, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), para a realização da II Jornada de Internacionalização do Grupo de Relações Internacionais de Alagoas (Grial). Desta vez, o evento acontece de forma virtual e será transmitido no canal da Pró-reitoria de Graduação da Ufal no Youtube.

As atividades acontecem a partir das 9h30, com a abertura dos reitores das instituições de ensino participantes. Ao longo da manhã, a programação contará ainda com o assessor técnico de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Juan Manuel García Calviño, abordando o “Estudar na Espanha”; uma mesa redonda formada por alunos estrangeiros em mobilidade no Brasil, denominada “Experiências de mobilidade acadêmica incoming”.WhatsApp Image 2020-12-03 at 13.57.11.jpeg

A palestra “Oportunidades de bolsas de estudo e programas acadêmicos no México”, ministrada por Olivia Primavera Rodríguez Bobadilla, encarregada de Assuntos de Cooperação Internacional da Embaixada do México no Brasil,  tem início às 14h. Logo em seguida, alunos brasileiros que participaram de programas de intercâmbio no exterior formam a mesa redonda “Experiências de mobilidade acadêmica outgoing”.

Grial

O grupo foi formado em 2019 pelos assessores de relações internacionais de três instituições de ensino de Alagoas, por meio de um acordo de cooperação, com o propósito de “desenvolver e fomentar uma ampla e eficaz colaboração científica, acadêmica e logística, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo todos os pilares da internacionalização”. Atualmente, a coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Carolina Mendonça, ocupa a coordenação do Grial.