Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal seleciona propostas para novo fardamento escolar
conteúdo

Notícias

Ifal seleciona propostas para novo fardamento escolar

Inscrições começam já nesta sexta-feira (23) e vão até 5 de novembro
por Alexandre Abreu — publicado: 22/10/2026 16h40, última modificação: 22/10/2026 16h40

Estimular a criatividade e o protagonismo estudantil, valorizando a identidade institucional, a diversidade e o sentimento de pertencimento. Estes são os principais objetivos do certame promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que vai selecionar propostas para o novo modelo de fardamento escolar. As inscrições começam já nesta sexta-feira (23) e vão até 5 de novembro. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE). 

Os candidatos poderão concorrer com apenas uma proposta em cada uma das duas categorias: fardamento de uso diário e fardamento para as atividades de educação física. A participação é exclusiva a estudantes regularmente matriculados em qualquer curso técnico do Ifal, nas modalidades Integrado, Subsequente ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A submissão poderá ser feita individualmente ou em equipe de até três integrantes, inclusive de cursos e campi diferentes. O estudante ou a equipe poderá optar se deseja ou não contar com a orientação de um servidor docente ou técnico-administrativo do Ifal para dar suporte no desenvolvimento e submissão da proposta.

O formulário de inscrição está disponível no Anexo III do edital. Depois de preenchido, ele deve ser anexado ao formulário eletrônico de inscrição, juntamente com arte digital, o modelo com a aplicação da arte e o memorial descritivo da proposta (Anexo IV). 

Conforme o edital, as propostas devem ser apresentadas tendo como base os modelos de referência especificados no Anexo I, ou seja, camisa de manga curta, para o fardamento diário, e sem manga (regata), para o de educação física; gola em "V" e cor predominante branca. 

A marca oficial do Ifal deverá ser aplicada no peito, do lado esquerdo, conforme manual disponível no site. Na arte, os candidatos deverão utilizar as cores institucionais, prezando sempre por um design simples, funcional e de fácil reprodução.

A avaliação das propostas será feita entre os dias 6 e 13 de novembro, por uma comissão formada por servidores de diferentes áreas do Ifal. Os vencedores em cada uma das duas categorias serão anunciados no dia 25 de novembro e receberão um certificado de Reconhecimento Institucional.

Para saber mais, clique aqui e acesse o edital na íntegra. Eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre o certame deverão ser encaminhados para o e-mail dpe@ifal.edu.br, com o assunto “Solicitação de Esclarecimentos – Edital PROEN/DPE Nº 10/2026”.