Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal sedia evento do Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração do Conif

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 15/09/2022 17h03, última modificação: 15/09/2022 17h03

A capital alagoana recebeu, entre os dias 12 e 15 de setembro, o Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração dos Institutos Federais (Forplan), órgão vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento foi realizado no formato híbrido e contou com a participação de pró-reitores e gestores de 41 institutos federais do país, sendo sediado no Hotel Intercity, no bairro de Ponta Verde, Maceió.

Coube ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ser o anfitrião da edição 2022 do Forplan. De acordo com o pró-reitor de Administração do Ifal, Heverton Lima de Andrade, o Forplan trata de assuntos relativos às áreas patrimonial, administrativa, financeira, contábil, compras e licitações, que são áreas de suporte às atividades dos institutos. O encontro deste ano, particularmente, teve como foco discussões sobre questões orçamentárias, financeiras e licitações.

“Estamos em vias de adentrar em uma nova legislação que vai reger as contratações públicas. E esse Fórum, com a qualidade e com a competência que lhe é devida, está se antecipando e tratando de temáticas nesse sentido, para que possamos preparar as nossas instituições para o que está por vir”, pontuou Heverton Andrade.

A programação contou com palestras, debates, trocas de experiências e conhecimentos, que tiveram como objetivo promover o fortalecimento dos processos de gestão em toda a Rede Federal de Educação Profissional. Ao longo dos quatro dias do Forplan, os pró-reitores e gestores participantes tiveram a oportunidade de dialogar com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (SPO), vinculadas ao Ministério da Educação, Ministério da Economia, além de conferências temáticas e discussões.

Para o coordenador nacional do Forplan, Jean Alencar, o encontro do Forplan em Maceió teve como pontos fortes a discussão de temas atuais de interesse das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o gestor, o compartilhamento de experiências exitosas possibilitou uma rica troca entre os gestores dos institutos federais participantes no evento.

“Além do debate de temas mais técnicos, com a participação da Setec, SPO e Ministério da Economia, as experiências exitosas apresentadas no Forplan possibilitaram que outras instituições da Rede pudessem conhecer e aplicar em suas realidades essas boas práticas”, comentou.

Jean Alencar destacou a preocupação dos institutos federais, particularmente das pró-reitorias que trabalham com Administração e Planejamento, em relação ao orçamento para este ano e, principalmente, para 2023.

“Devemos fechar o ano num cenário de bastante aperto. Mas a preocupação maior é em relação ao próximo ano, pois o orçamento de 2023 já começa a ser pensado a partir do atual, que sofreu corte de 10%. E isso pode repercutir negativamente no funcionamento das nossas instituições”, ressaltou Alencar.