Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal promove Webinar sobre programa de mobilidade internacional nesta segunda-feira

Evento será transmitido pelo canal institucional no Youtube

por Roberta Rocha publicado: 02/07/2020 14h13, última modificação: 02/07/2020 15h21

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal vai promover, na próxima segunda-feira (6), o Webinar “Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional: Instituto Federal de Alagoas e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)”. O evento on-line, articulado pela Coordenação de Relações Internacionais - CRI da instituição, ocorrerá às 10h30, horário do Brasil, 14h30, horário de Portugal, com transmissão ao vivo pelo Canal do Ifal no Youtube.

Com o intuito de discutir o convênio entre Ifal e IPB, o Webinar contará com a participação do reitor Carlos Guedes, do coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da instituição portuguesa, Vitor Gonçalves, além de estudantes com vivência em mobilidade internacional.

Estão escalados para compartilhar suas experiências, na ocasião, o aluno de Engenharia Civil do Campus Palmeira dos Índios Marcílio Mariano, em intercâmbio atualmente, e a aluna de Gestão Ambiental do Campus Marechal Juliana Costa, que fez a mobilidade no início de 2019.  A mediação do evento fica a cargo da responsável pela CRI do Ifal, Carolina Duarte.

Sobre a parceria - O convênio entre Ifal e IPB foi firmado em 2013 para possibilitar a mobilidade acadêmica dos alunos de graduação da instituição brasileira. Desde então, o Ifal tem enviado discentes para passar seis meses estudando no país europeu. Esse tipo de intercâmbio estudantil prevê o aproveitamento parcial ou integral dos estudos realizados no exterior.

Além de permitir a realização de estudos e atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição estrangeira, o convênio visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação profissional, científica e tecnológica, bem como proporcionar ao estudante o conhecimento de outras realidades socioculturais e econômicas, o desenvolvimento de autonomia intelectual, do pensamento crítico, de competências para atuação profissional em ambiente transnacional e o contato com diferentes métodos, técnicas e processos em sua área de formação.

Em 2018, a ampliação do convênio permitiu firmar um Termo de Cooperação para implementação de programas de dupla diplomação entre o Ifal e o IPB. Por meio dessa iniciativa, o estudante de graduação obtém o título de mestre pelo IPB e, ao retornar, o diploma de bacharelado do Ifal. A medida, por enquanto, só se aplica aos cursos de Engenharia Civil do Ifal.