Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa do I Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste

Ifal participa do I Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste

Cooperemos será realizado de forma virtual e com inscrições gratuitas

por Jhonathan Pino publicado: 13/09/2021 09h48, última modificação: 13/09/2021 10h34

Entre os próximos dias 20 e 24 de setembro 11 Institutos Federais da região Nordeste estarão reunidos para o I Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste, denominado Cooperemos. O evento foi criado com o intuito de traçar uma nova perspectiva para as ações de internacionalização e abrir espaço para divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação realizadas por esses institutos e seus parceiros.

Diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento será de forma virtual com o tema "Entre Pontes e Fronteiras", e terá como sede anfitriã o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O Fórum é aberto a qualquer público interessado, e as inscrições são gratuitas podem ser feitas a partir do dia 13 de setembro, por meio do site: https://www.even3.com.br/cooperemos2021/

Além do IFPE, o evento é promovido pelos: Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal Baiano (IF Bahiano), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão/PE), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Entre as participações do Ifal estarão o reitor Carlos Guedes, no "Painel com os reitores", no dia 20; das pró-reitoras de Ensino (Proen) e Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PRPPI), Cledilma Costa e Eunice Palmeira, respectivamente, nos painéis Desafios da Internacionalização na Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, no dia 22, e Desafios da Internacionalização no Ensino, no dia 23.

Também no dia 23, a professora do Campus Maceió, Elaine Sgarbi, será palestrante e compartilhará sua experiência no relato "O concurso “Colegio del Año en Español” e suas perspectivas interculturais". No dia seguinte, 24, a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Mendonça, integra o painel com os Assessores de Relações Internacionais.

Sobre o Cooperemos

O Cooperemos tem como objetivos fortalecer a cultura da internacionalização nos Institutos Federais da região Nordeste do Brasil de maneira a contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a inovação da região; fomentar oportunidades de desenvolvimento de espaços de intercâmbio cultural, gestão do conhecimento, mobilidade acadêmica e trabalho colaborativo com pesquisadores do contexto internacional; propiciar um espaço de discussão e de compartilhamento de experiências relativas à internacionalização, ampliando horizontes; e promover a apropriação do conhecimento, a partir dos resultados das ações de internacionalização realizadas pela comunidade acadêmica dos IFs do Nordeste.

Durante o Fórum, serão debatidas diversas temáticas, entre as quais questões de mobilidade, língua, linguagem e cultura, governança, ensino, pesquisa, extensão e inovação, tanto na academia quanto na comunidade geral

Para se inscrever e conferir a programação completa, CLIQUE AQUI.