Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia seleção para turmas de 2022: médio integrado, subsequente e EJA

Ifal inicia seleção para turmas de 2022: médio integrado, subsequente e EJA

Inscrições para sete campi têm início neste 1º de novembro

por Jhonathan Pino publicado: 29/10/2021 19h10, última modificação: 03/11/2021 15h29

Começam nesta segunda-feira (1) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, com início em 2022. Foram publicados os quatro primeiros editais, com a oferta de 912 vagas, sendo 110 delas para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No Edital 46/2021 são ofertadas 540 vagas para os alunos que tenham terminado o Ensino Fundamental. Neste pleito, são disponibilizados cursos técnicos médios integrados em seis campi, são eles: Benedito Bentes (Curso de Logística); Marechal Deodoro (Meio Ambiente e Guia de Turismo), Murici (Agroindústria e Agroecologia), Rio Largo (Informática), São Miguel dos Campos e Viçosa, os dois últimos com turmas de Informática para Internet.

No Edital 47/2021 são ofertadas 80 vagas para outros dois cursos de nível médio integrado. No entanto, essa modalidade de curso é voltada para quem já tem mais de 18 anos e pretende voltar à sala de aula para uma formação técnica na modalidade EJA. As oportunidades são para Cozinha e Hospedagem, ambos ofertados no período noturno, no Campus Marechal Deodoro.

Ainda na modalidade EJA, o Edital 49/2021 oferta 30 vagas para o curso de nível médio integrado em Artesanato, no período matutino, no Campus Maceió. Uma particularidade na seleção deste curso será a realização em duas etapas, ambas de caráter classificatório: a primeira, consiste na análise dos critérios de faixa etária e de escolaridade dos
candidatos inscritos
; e a segunda, que compreende a realização de uma entrevista.

Para aqueles que já terminaram o Ensino Médio e buscam se profissionalizar por meio de um uma formação técnica, estão sendo ofertadas 262 vagas para quatro cursos subsequentes pelo Edital 48/2021, são eles: Logística e Enfermagem, no Campus Benedito Bentes; Informática para Internet, na unidade de Rio Largo; Segurança do Trabalho, no Campus São Miguel dos Campos; e Administração, no Campus Viçosa.

Inscrições simultâneas - As inscrições são gratuitas para os quatro pleitos, e elas ocorrem entre 1º de novembro e 5 de dezembro de 2021, por meio da página de Exames do Ifal.

A seleção dos alunos será realizada a partir das médias das disciplinas, disponibilizadas pelos candidatos, a partir de seus históricos escolares, no edital nº  46/2021, para os cursos integrados; ou por meio da maior pontuação total (Língua Portuguesa e Matemática), edital nº 48/2021, para os cursos subsequentes. Já no pleito voltado aos cursos EJA, edital nº 47/2021, além das médias mencionadas, também serão consideradas as idades dos candidatos como critérios de classificação. Para o Edital 49/2021, soma-se às análises dos históricos e das faixas etárias, a realização de uma entrevista.

Em todos os quatro editais, são reservadas vagas para ações afirmativas, destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas; de outras etnias, com renda bruta familiar per capita menor ou igual a um salário-mínimo e meio, que equivale até R$ 1.650,00 por membro da família e/ou pessoas com deficiência.

É importante destacar, que o processo seletivo 2022 será dividido por blocos de editais, e neste momento, as vagas disponíveis contemplam sete unidades do Ifal: Benedito Bentes, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Viçosa. Mais adiante serão publicados os editais referentes às demais unidades do Ifal, em conformidade com os calendários acadêmicos vigentes na instituição.

Fique atento! Os editais estarão disponíveis no endereço www.exame.ifal.edu.br a partir do dia 01 de novembro.