Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia Formação de Lideranças 2024
conteúdo

Notícias

Ifal inicia Formação de Lideranças 2024

O papel do Gestor no Serviço Público foi a palestra de abertura do curso
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 12/08/2024 10h33, última modificação: 12/08/2024 10h33

As atividades do curso de formação de lideranças voltada para gestores ocupantes de cargos de direção (CDs, FGs e FCCs) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), iniciaram nesta segunda-feira (12). O evento é organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas contou, já no primeiro turno, com mais de 260 servidoras/es participantes para ouvir sobre o tema  central do curso "O papel do Gestor no Serviço Público".

A iniciativa faz parte do calendário da política de formação continuada do serviço público federal no Ifal. Segundo o reitor do Ifal, Carlos Guedes, o requisito mais importante no serviço público é a humildade. “A formação nos possibilita o equilíbrio entre a humildade e o papel na gestão. Este curso é o espaço para continuarmos aprendendo”, destacou o reitor, que parabenizou a equipe da DGP envolvida na ação.Quase 300 servidores participam do primeiro dia de formação.jpeg

Lucia Ricardo, diretora de gestão de pessoas em exercício, agradeceu ao apoio irrestrito do Ifal nas ações de gestão de pessoas. “Não estamos sozinhos na caminhada formativa. O conhecimento precisa ser difundido porque ele transforma. Agradecemos a gestão do professor Carlos Guedes pelo investimento e incentivo”, afirmou a diretora.

Programação

A programação será totalmente on-line, com início nas manhãs, às 9h. Temáticas como o papel do gestor no serviço público; a tomada de decisão do gestor com base na governança e no compliance; e o papel da Ouvidoria no serviço público estão na agenda formativa, desta segunda-feira.

Entre os palestrantes convidados estão o auditor federal do Controle Externo, representante do Tribunal de Contas da União no estado de Alagoas, Diego Padilha; e o superintendente da Controladoria Regional da União no estado de Alagoas, Nelton Martins. Na terça-feira, 13, a formação dos gestores tem continuidade com discussões sobre o Programa e Gestão de Desempenho (PGD), comunicação não violenta, qualidade de vida no trabalho e assédio moral no serviço público.