Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inaugura polo de educação a distância em Cajueiro-AL

Ifal inaugura polo de educação a distância em Cajueiro-AL

População da cidade terá a oportunidade de frequentar um curso superior sem necessitar se deslocar para outros municípios

por Gerônimo Vicente publicado: 25/05/2015 09h56, última modificação: 25/05/2015 12h09
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Momento do desenlace da fita simbólica de inauguração

Momento do desenlace da fita simbólica de inauguração

Na festa dos 57 anos da emancipação política do município de Cajueiro, localizado na região  do  Vale do Paraíba, a 44 km de Maceió, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) reservou um presente especial para a população cajueirense que foi a inauguração do polo de educação a distância que vai ofertar para jovens e adultos cursos  superiores por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e técnicos por intermédio do E-Tec. Em nível de graduação, serão ofertados os cursos de Administração Pública e de licenciatura Letras/Português; enquanto que os cursos de Secretariado Escolar e Infraestrutura Escolar serão em nível técnico. A partir do segundo semestre, a população da cidade terá a oportunidade de frequentar um curso superior sem necessitar se deslocar para outros municípios.

A solenidade de inauguração ocorreu na manhã de sexta-feira (22) na escola municipal Paulo Teixeira Costa que foi cedida ao Ifal pela prefeitura de Cajueiro para funcionar também como polo da EAD. A iniciativa do instituto foi considerada  pela prefeita Lucila Toledo como um gesto  de gratidão  da instituição federal de ensino para com o município. “Que bom seria se todo cajueirense, como Sérgio Teixeira,  voltasse à sua terra trazendo benefícios para  seu povo como está trazendo o Ifal, por intermédio de seu reitor”, declarou a prefeita durante discurso de inauguração da unidade de ensino.

O evento fez parte da programação comemorativa da emancipação política do município que foi emancipado em 22 de maio de 1958 e recebeu o nome de Cajueiro porque a cidade surgiu no entorno de um grande cajueiro, onde os viajantes, que vinham para as feiras livres,  descansavam sob a sombra da árvore, depois de longas viagens pelo Agreste e Sertão alagoano. Um monumento, na entrada da cidade,  retrata um pouco dessa história.

O coral Mais Educação, formado por alunos da Escola Nossa Senhora do Livramento e  sob a regência do maestro David Lemos,   foi a atração cultural  ao apresentar a música popular brasileira e executar os hinos nacional e do município de Cajueiro.

Pró-reitores, diretores  de câmpus, integrantes da Diretoria de Educação a Distância e do programa Mulheres Mil representaram o Ifal na solenidade que teve na frente de honra a presença da prefeita Lucila Toledo, do reitor Sérgio Teixeira, do deputado estadual Bruno Toledo, da secretária municipal de Educação, Maria José Soares, da secretária municipal de Assistência Social, Etelvita Teixeira Costa e o presidente da Câmara de Cajueiro, Antônio de Melo.

O deputado Bruno Toledo destacou a importância  do Ifal no município como um elo para a formação profissional dos cidadãos cajueirenses e agradeceu o empenho do reitor e de toda a equipe do Ifal. A secretária de Educação, Maria José Soares, lembrou os momentos de reuniões no Ifal que culminaram na concretização do polo EAD e também fez alusão ao desempenho da equipe da Diread e do reitor.

Ao discursar na solenidade, o reitor Sérgio Teixeira expôs o  desejo de levar um câmpus do Ifal à cidade onde nasceu, no entanto, destacou  que a legislação não permite proximidade de uma unidade para outra e Viçosa, município vizinho, já possui uma unidade do instituto. “Porém, daremos ao polo de Cajueiro as mesmas condições que estamos oferecendo a Viçosa”, ressaltou.

O reitor se referiu ainda  ao papel  do Ifal durante sua gestão que é o de  se relacionar com a sociedade para contribuir para mudar o quadro adverso da educação em Alagoas. Lembrou ainda, durante o discurso, os bons momentos vividos na cidade.

instalações

A inauguração do polo da EAD de Cajueiro foi marcada ainda pelo desenlace  da fita simbólica, pelo descerramento da placa de inauguração e pela benção da unidade de ensino a distância feita pelo padre João Carnaúba. O evento foi encerrado com uma visita às salas e laboratórios.

registrado em: