Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal firma parceria para ofertar cursos gratuitos a meninas entre 15 a 29 anos

Ifal firma parceria para ofertar cursos gratuitos a meninas entre 15 a 29 anos

Tecnologias e IA

Instituto Panapaná disponibiliza 500 vagas em cursos de tecnologias e IA exclusivamente para meninas e mulheres em vulnerabilidade social
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 21/06/2024 15h53, última modificação: 22/06/2024 07h17

O Instituto Federal de Alagoas, por meio do campus Maceió, assinou nesta sexta-feira (21), o termo de cessão de uso do laboratório de aplicativos para ser o ponto de encontro presencial dos cursos que serão ofertados pelo Instituto Panapaná (DF). Os cursos online são gratuitos e todos na área de tecnologia e inteligência artificial. A iniciativa visa capacitar 500 meninas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a parceria deve ampliar a atuação do Instituto junto à comunidade. “O mundo do trabalho está cheio de oportunidades na área de tecnologias, assim como a preocupação com as questões de gênero. Estamos buscando sempre parcerias que nos auxiliem a cumprir com o propósito de transformar vidas”, reforçou o reitor.

Segundo o diretor geral do campus Maceió, Givaldo Oliveira, os cursos chegam em momento oportuno para que a comunidade possa conhecer o campus e sonhar ingressar como estudante regular.

A presidente do Instituto Panapaná, Camila Siqueira afirma que a parceria com o Ifal veio abrir portas para oportunidades de crescimento pessoal e profissional a meninas e mulheres alagoanas. “As mulheres alagoanas são ‘arretadas’ e precisam ser lembradas que podem estar onde quiserem, inclusive nas áreas relacionadas à tecnologia”, afirmou Camila que reiterou que a participação do Ifal endossa a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino em Alagoas.

Com a parceria, as estudantes selecionadas que não possuam acesso à internet e/ou computadores, terão a possibilidade de frequentar um laboratório de informática do Ifal, onde também receberão orientação da/o coordenadora/o de cursos e de monitoras/es para acompanhar as alunas durante as aulas.

Participaram no momento de assinatura do termo de cessão de uso a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira; e o pró-reitor de Extensão, Gilberto Gouveia. Pelo campus Maceió, a diretora de Ensino, Flávia Braga do Nascimento; o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vinícius Dantas e o coordenador de Extensão, Allisson Luiz Nascimento da Silva.

Tecnologia e Inovação a Serviço da Educação

O Instituto Panapaná desenvolveu uma plataforma educacional inovadora, impulsionada por inteligência artificial conversacional, para facilitar o acesso e a personalização da aprendizagem. A plataforma utiliza IA para adaptar os conteúdos às necessidades individuais das alunas, oferecer suporte contínuo e garantir que todas/os aproveitem ao máximo os cursos. Essa abordagem tecnológica garante um aprendizado dinâmico, interativo e eficaz.

Outros cursos incluem empreendedorismo, gestão de projetos, elaboração de pitchs para investidores anjos e preparação para o mercado de trabalho, com aulas sobre como elaborar currículos e se destacar em entrevistas. Outras informações por email, em contato@institutopanapana.org.br