Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal estreia com vitórias no JIF 2017

Ifal estreia com vitórias no JIF 2017

por Roberta Rocha publicado: 06/10/2017 16h58, última modificação: 07/10/2017 14h04

O primeiro dia de competições para o Instituto Federal de Alagoas - Ifal nos Jogos dos Institutos Federais 2017, em Poços de Caldas - MG, terminou com saldo positivo. A estudante Stephany Crislaine conquistou o terceiro lugar nos 200m do atletismo, prova realizada na manhã da quinta-feira, 5. Na tarde do mesmo dia, a atleta subiu ao pódio novamente para receber a medalha de prata no salto em distância.

Nos 200m do atletismo, Stephany concluiu a prova em 29''12, ficando atrás apenas da representante do Instituto Federal Farroupilha Cristiele Alana, com 28''57, e da estudante Ammanda Sena, que levou o ouro para o Instituto Federal do Mato Grosso por ter fechado a prova em 28''26. Já na disputa do salto em distância, Stephany atingiu a marca de 4,72m e dividiu o pódio com duas competidoras do Maranhão, Bruna Silva Costa e Ludimilla Carvalho Bezerra, respectivamente, 1º e 3º lugar na prova.

Aluna do curso de Informática do Ifal Maceió, a medalhista alagoana atribuiu os bons resultados alcançados na sua estreia no JIF 2017 ao treino pesado dos últimos meses com a equipe de atletismo do campus, à experiência adquirida com a participação na edição passada do evento e ao suporte técnico dado pelo seu treinador, Newton César Mendes. O profissional em questão não pôde acompanhá-la na competição nacional mas enviou como substituto o professor José Olegário Filho, que avaliou o desempenho da esportista. "Foram duas grandes participações e é notável a evolução dela dos últimos jogos para esse", concluiu.

Stephany também relembrou a atuação no JIF anterior, onde obteve o 4º lugar no salto em distância. "Em 2016, eu chorei por não ter entrado para o quadro de medalhas, agora é de alegria, pois vou voltar para casa com duas medalhas no peito", comemorou.

Handebol masculino

O time de handebol masculino do Ifal também entrou em quadra pela primeira vez no JIF 2017 na tarde dessa quinta-feira, 5, para enfrentar a equipe do Instituto Federal do Pará. Os alagoanos foram vencidos pelos nortistas em um placar apertado de 20 a 18.

O primeiro tempo da partida terminou com uma diferença de sete gols entre as equipes. O Ifal goleou apenas três vezes nesses 30 minutos iniciais. Depois do intervalo, o time reagiu de forma surpreendente e levantou a torcida do ginásio municipal de Poços de Caldas: balançou a rede 15 vezes contra 10 finalizações do time paraense.

"Foi um jogo atípico no primeiro tempo. Os meninos estavam estreando e a equipe adversária já tinha estreado no dia anterior. A distância no placar ficou muito grande, mas voltamos com outra cabeça para o segundo tempo e fizemos um grande jogo. Não foi o bastante para sair com a vitoria, mas deu a certeza que a competição vai ser muito dura para qualquer equipe que tente vencer a gente", resumiu o técnico Flávio Anderson. "O espírito do segundo tempo, na verdade, demonstra o que é a equipe de Alagoas".

Sobre o evento

O JIF é uma competição nacional promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Setec, com o apoio do Conif,  que agrega 11 modalidades esportivas: natação, judô, vôlei de praia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, futsal, handebol, atletismo e basquete. Participam da etapa nacional dos jogos os estudantes de institutos federais, com idade entre 14 e 19 anos, melhores classificados nas fases locais e regionais da disputa.

A edição 2017 do evento começou no dia 3 de outubro e encerra no próximo domingo, 8. O Instituto Federal de Alagoas integra a competição com representantes no atletismo e no handebol masculino.

registrado em: ,