Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Fundepes se reúnem para agilizar atividades de pesquisa e extensão

Ifal e Fundepes se reúnem para agilizar atividades de pesquisa e extensão

publicado: 10/06/2015 11h27, última modificação: 10/06/2015 11h30
Exibir carrossel de imagens Reunião teve como objetivo definir estratégias para garantir o avanço nas áreas de Pesquisa e Inovação.

Em busca de alinhar o desenvolvimento das áreas de pesquisa e de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) à atual situação econômica, o reitor Sérgio Teixeira recebeu, na manhã de terça-feira (9), o diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Crisógono Rodrigues da Silva, e demais membros do Conselho Administrativo da Fundação, para definir estratégias que garantam o avanço nessas áreas.

Durante a reunião, que contou com a presença dos procuradores jurídicos do Ifal e da Fundepes, Fábio Cavalcante e Thiago Dória, respectivamente, foram esclarecidas dúvidas em relação a procedimentos jurídicos para agilizar o andamento de contrato de compras de equipamentos e convênios a fim de viabilizar o andamento das atividades.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Alves, informou que a reunião foi importante para conhecer os mecanismos legais. “O procurador do Ifal nos deixou bem informados sobre a forma legal de buscarmos os meios para impulsionar as ações de pesquisa e extensão”.

No encontro, também foram explicitadas as normas para viabilizar a ida de alunos dos cursos técnicos e superiores do Ifal para aulas experimentais no Laboratório de Física da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, alguns estudantes já fazem uso do espaço, mas a intenção é ampliar para os demais cursos. “Alunos de química, física, biologia, eletrotécnica, eletrônica, mecânica, entre outros, poderão fazer experimentos em um laboratório moderno e bem equipado, além de contar com o apoio técnico dos servidores da instituição”, esclareceu o pró-reitor.

O professor do Departamento de Física da Ufal, Eduardo Fonseca, comemorou a ampliação da parceria. “Sou um admirador dessa visão amadurecida do Ifal que, desde cedo, estimula nos jovens de 14 e 15 anos o gosto pela pesquisa, pela ciência. Por enxergar a implicação da pesquisa na sociedade, na vida das pessoas, e não apenas no laboratório. Os alunos que estudaram no Ifal, quando vão para a universidade, já chegam com uma visão preparada para a pesquisa. Ouso dizer que meus melhores alunos na universidade estudaram no Ifal”, disse o docente.

O reitor Sérgio Teixeira falou sobre o empenho da equipe de gestão em favorecer a continuidade das atividades, apesar do quadro adverso devido à contenção de recursos. “Temos que ter maturidade e sabedoria para lidar com esse momento e garantir a qualidade dos serviços ofertados para a sociedade”.

registrado em: ,