Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal disponibiliza serviço de biblioteca virtual para comunidade acadêmica

Ifal disponibiliza serviço de biblioteca virtual para comunidade acadêmica

Plataforma virtual possui acervo de conteúdos acadêmicos voltados à comunidade acadêmica do Instituto

por Melissa Menezes publicado: 16/12/2021 09h58, última modificação: 16/12/2021 09h58

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passa a disponibilizar, a partir deste mês, a Minha Biblioteca, plataforma que se constitui em uma biblioteca virtual universitária que dará suporte na estruturação dos cursos superiores da instituição. Entre os recursos ofertados pela Minha Biblioteca estão a experiência interativa de navegação, que possibilita marcar e realçar no texto as observações do leitor, a opção de ouvir a leitura do texto em voz alta, atualização mensal do catálogo de livros e três formas de busca: por ISBN, título da obra e por autor, facilitando a recuperação da informação pelos próprios usuários. Outro recurso importante da plataforma é o serviço de acesso via internet para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

Inicialmente foram cadastrados como usuários da biblioteca virtual os alunos das graduações presenciais e EaD, docentes, técnicos administrativos vinculados diretamente aos Departamentos ou Diretorias de Ensino dos campi, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e mediadores virtuais.

A definição dos usuários se deu em função do crescimento da oferta de cursos superiores do Ifal e dos critérios de avaliação previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). “Tendo em vista a ampliação das graduações existentes na instituição e a criação de novos cursos superiores, torna-se imprescindível a aquisição de livros digitais que possibilitem o acesso 24 horas por dia e sete dias por semana à comunidade acadêmica do Ifal, independente desses usuários possuírem ou não um computador”, afirmou Cledilma Costa, Pró-reitora de Ensino do Ifal.

Para acessar a plataforma, é preciso entrar com login e senha do SIGAA, SIGRH ou SIPAC no link bv.ifal.edu.br, disponível no Portal do Ifal, para os usuários cadastrados. A plataforma já está disponível para acesso.