Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal dialoga com Unicafes sobre formação profissional em cooperativismo e economia solidária
conteúdo

Notícias

Ifal dialoga com Unicafes sobre formação profissional em cooperativismo e economia solidária

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 20/01/2023 14h26, última modificação: 20/01/2023 15h27

Na última quarta-feira (18/01), a equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu representantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) para um diálogo sobre o fortalecimento da parceria institucional celebrada entre as instituições. 

Estiveram presentes ao encontro a pró-reitora de Extensão, professora Elisabete Duarte, e demais membros da gestão Proex, a Comissão de Implantação da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) no Ifal, a diretoria do Instituto Cerrados, a coordenação de formação da Unicafes e Aldebaron Sá Júnior, da direção da Unicafes e anunciado pelo Governo do Estado de Alagoas a assumir a Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.

Segundo a pró-reitora Elisabete Duarte, a parceria institucional entre o Ifal e a Unicafes Alagoas contou com amplo esforço do reitor do Instituto, professor Carlos Guedes. Nesse sentido, foram celebrados convênios para estágios e empregos dos estudantes do Ifal nas cooperativas de Alagoas. O encontro da última quarta (18/01) marcou a discussão de uma nova agenda de trabalho no âmbito da qualificação profissional de cooperados e jovens do campo e da cidade, a organização de eventos formativos e de integração entre os estudantes e professores do Ifal e as cooperativas e associações do estado. 

De acordo com Elisabete Duarte, essa nova agenda foi sinalizada pelo nosso Reitor e já compõe também as ações da Secretaria de Cooperativismo e Associativismo do governo estadual.

“O diálogo estabelecido na reunião foi bastante produtivo. Conseguimos levantar demandas importantes para nossa parceria, trocamos ideias e encaminhamos ações que, certamente, contribuirão para avanços nas políticas públicas para a Economia Solidária e para a melhoria da vida das pessoas que mais precisam e devem ter seus direitos garantidos”, destacou a pró-reitora de Extensão do Ifal.