Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal contrata profissionais qualificados para atender estudantes com necessidades específicas

Equipe multiprofissional foi recepcionada virtualmente pelos dirigentes da instituição

publicado: 01/12/2022 12h53, última modificação: 02/12/2022 14h31

Por Camylla Klévia - Estagiário de Jornalismo - O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou na tarde da última terça-feira (29/11), uma reunião virtual de boas-vindas aos novos profissionais contratados pela instituição para atender estudantes com necessidades específicas. Na ocasião, além dos 25 novos colaboradores, estavam presentes o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a pró-Reitora de Ensino, Cledima Costa, a diretora de Políticas Estudantis, Emanuelle Gaia, a coordenadora de Ações Inclusivas do Ifal, Bárbara Barbosa, docentes, coordenadores de curso e alguns diretores dos campi. Além das 25 vagas já ocupadas, existem mais nove para serem preenchidas.

Esse momento resulta da assinatura do contrato entre o Instituto Federal e duas empresas responsáveis pela terceirização de profissionais qualificados para o ensino e assistência de pessoas com necessidades específicas. A partir destas contratações, a instituição de ensino passou dos editais de contratações temporárias para a contratação efetiva de pessoal qualificado para atender às demandas mais específicas.

Sobre as contratações

Para os dirigentes da instituição, este é um momento de grande alegria, além de representar uma conquista sem precedentes para a instituição. A partir da admissão desses profissionais, o Ifal estabelece um marco nas ações de inclusão em ambientes educacionais como um dos primeiros institutos federais a fazer contratações dessa natureza.

Os novos contratados atuarão como cuidadores, revisores, transcritores e leitores de braille, tradutores e intérpretes de libras (língua portuguesa), e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Atribuições dos profissionais.jpegDe acordo com um levantamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE's), existem, somando os 16 Campi, 108 estudantes que precisam de atendimento especializado. Tendo em vista o propósito de assegurar aos estudantes condições de permanência e conclusão com êxito, a gestão do Ifal não mediu esforços para garantir a contratação efetiva destes profissionais. Com isso, o instituto deixa de ofertar processos seletivos para preenchimento de vagas temporárias e passa a contratar pessoal qualificado para dar suporte no dia a dia, em ambiente institucional, aos estudantes que precisam de atenção especial.

Presente à reunião, a coordenadora de ações inclusivas do Ifal, Bárbara Barbosa, fez questão de lembrar um dos lemas das pessoas com deficiências: “Nada sobre nós sem nós”, o que reforça a preocupação em ouvir e acolher estudantes com necessidades específicas, trabalhando sempre em parceria e buscando novas estratégias para tornar o ambiente o mais inclusivo e amistoso possível.

Para o reitor Carlos Guedes, para além do contentamento de todos os envolvidos neste processo, o momento é de reafirmar o propósito e o compromisso dos dirigentes da instituição. “O maior objetivo do Ifal é promover um ensino público, inclusivo e de qualidade social, pensando sempre em atender da melhor maneira os estudantes que possuem necessidades especiais, garantindo o desenvolvimento, permanência e conclusão dos cursos com êxito, além de capacitá-los e torná-los profissionais de sucesso”, afirmou o reitor.

* Revisão de Melissa Menezes