Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal amplia o prazo para inscrições de seleções de alunos e profissionais de cursos FIC

Formação é voltada à Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e para Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário
por Jhonathan Pino publicado: 04/06/2024 11h57, última modificação: 04/06/2024 11h58

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) retificou nesta terça-feira (4), dois editais referentes ao Programa Manuel Querino do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram alterados os cronogramas das seleções de estudantes para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, além da seleção de profissionais, para atuarem como docentes nos mesmos cursos.

Seleção de estudantes

O edital nº 6/2024, voltado a seleção de alunos, a Retificação nº 3 estendeu o prazo de pré-inscrições até o dia 13 de junho. Ao todo, são 160 vagas distribuídas igualmente entre os dois cursos, ofertados nos campi Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió e Santana do Ipanema.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e serem trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; Jovens; População negra; Mulheres; Povos e comunidades tradicionais e originárias; Pessoas com Deficiência – PCD; População idosa; População LGBTQIAPN+; Atender o público cadastrado nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Público em geral.

Seleção de docentes

edital nº 08/2024, referente a seleção de profissionais, conforme a Retificação nº 2, as inscrições ocorrem até o dia 9 de junho. A oportunidade vale para servidores ativos ou inativos do serviço público federal, estadual ou municipal ou quaisquer profissionais interessados em ocupar a função de docente para os cursos em questão.

No campus Arapiraca são ofertadas vagas para atuar no curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário no período noturno; no campus Marechal, Maceió e Santana do Ipanema o curso de atuação é de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, sendo este último no turno vespertino. Ao todo, os cursos terão duração de quatro meses, com carga horária de 200h, distribuídas em 15 disciplinas.

O valor da bolsa é de R$50 a hora/aula, com carga horária máxima semanal de 16h para formador interno e 20h para formador externo, sendo bolsa e prestação de serviço, respectivamente.

Confira os editais!