Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupos de estudos do Ifal promovem rodas de conversa no Campus Penedo

Grupos de estudos do Ifal promovem rodas de conversa no Campus Penedo

Evento busca debater sobre o lugar das Humanidades e a formação do pensamento crítico nas escolas de ensino médio.

publicado: 29/05/2017 14h46, última modificação: 01/06/2017 15h45

Evento marcado para a próxima segunda-feira (5), no Ifal Penedo, colocará em pauta o papel da área de Humanidades no atual cenário de reforma do ensino médio. As atividades incluem a realização de duas rodas de conversa, no auditório do campus, a partir das 8h30, e têm como público-alvo estudantes e professores do Ifal e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que atuam em Penedo.

A realização do evento resulta de uma parceria entre o Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação (Gempe), do Ifal Maceió, e o Grupo de Estudos de Humanas do Brasil Contemporâneo (GEBH), formado por docentes do Ifal Penedo que ministram as disciplinas História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

A primeira roda de conversa, marcada para acontecer das 8h30 às 10h, traz o tema “A Educação em tempos de crise: Lei da Mordaça nas escolas” e será mediada pelo GEBH. Já a segunda – “O lugar das Humanidades na escola de ensino médio” – ocorrerá das 10h às 11h30 e terá como mediadores integrantes do Gempe.

“A ideia do evento é debater sobre a formação do pensamento crítico nas escolas e o questionamento em torno dela”, destaca a professora Gisele Oliveira, que compõe o GEHB, juntamente com os docentes Carlos Marcelo Gomes, Fábio Ferreira, Jarbas Maurício, Joallan Cardim, Marcelle Braga e Márcio Abreu.