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Fórum reúne servidores para discutir acolhimento estudantil com retorno de aulas presenciais

Profissionais construirão protocolo de segurança e ambientação dos alunos

por Jhonathan Pino publicado: 05/10/2021 14h14, última modificação: 05/10/2021 15h15

Teve início, na manhã desta terça-feira (5), a 44ª Reunião do Fórum Permanente de Assistência Estudantil (Forpae), que reúne servidores que atuam na gestão de ensino, nas políticas estudantis, na assistência e no movimento estudantil, como um todo.

Apesar de ocorrer periodicamente, esta edição do Forpae tem a intenção de preparar as unidades para receberem os alunos da forma mais segura e humana possível, com a construção do plano norteador de acolhimento para o retorno dos estudantes ao ensino presencial.

“Nossos estudantes tiveram muitas perdas nesse período de pandemia e a Assistência Estudantil ao propor trabalhar ações direcionadas ao acolhimento  visa atuar por meio dos/as seus/as diversos/as profissionais, de forma integrada também com os diversos setores internos e externos,  no atendimento das demandas biopsicossociais de nossos/as estudantes, de maneira sempre a contribuir para o acesso, permanência com qualidade e conclusão com êxito”, explicou Karine da Silva, diretora de Políticas Estudantis (DPE) em exercício.

A proposta desta edição é pensar em eixos macros, para que cada campus planeje de acordo com a sua realidade e a partir dos quadros específicos de servidores, o melhor acolhimento dos estudantes.

Serão dois momentos de discussões realizadas entre mais de 70 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos em assuntos educacionais, pedagogos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes de alunos do Ifal. Por meio de grupos multidisciplinares, eles irão elaborar um protocolo para o acolhimento dos discentes.

“Queremos convidar os/as servidores/as  a pensar aquilo não pode faltar para o acolhimento dos/as estudantes no processo de retorno gradual e escalonado às instalações dos campi. Serão abordados temas como as medidas de biossegurança,  as demandas biopsicossociais dos/as estudantes, ambientação, encaminhamentos internos e externos, dentre outras”, detalhou Karine.

Celeridade nas ações

A cerimônia de abertura aconteceu de forma remota e contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, da Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, dos chefes do departamento de Ensino Básico, Patrícia Borsato e de Seleção de Ingressos, Eduardo Frigoletto, além da diretora de Articulação de Ensino, Elisabete Duarte.

Na solenidade, Cledilma alertou como o Ifal atuou de forma célere para responder aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Ela lembrou os programas criados para fornecer recursos, como tablets e chips, para que os estudantes permanecessem e tivessem êxito, ao longo do período de distanciamento social.

“Foi nesse período turbulento que tivemos que viver com a pandemia e o apoio institucional da DPE. Garantir a adaptação, em relação as políticas estudantis, foi fundamental. Não conheço, entre as instituições de educação de Alagoas, nenhuma equipe com essa atuação que houve aqui no Ifal”, pontuou.Mais de 70 profissionais participam do Fórum.jpeg

O reitor reforçou sobre a importância do engajamento da equipe, diante das dificuldades de ordem social e sanitária, enfrentadas pela comunidade atendida pelo Ifal.

“A escola pública ainda é a guardiã da maior parte da infância de nossos alunos. Eles dependem do carinho que nós, independente da condição que cada um de nós estejamos, exercemos, enquanto servidores públicos, principalmente diante da realidade difícil que a maior parte dos municípios vivem”, pontuou Carlos Guedes.

O gestor ainda anunciou a liberação de recursos para criação de seis espaços 4.0 de inovação e empreendedorismo, em diferentes unidades, além da construção de três sedes definitivas.

“Ontem, recebemos a notícia que eu acredito que seja a mais importante, desde o início da expansão das unidades dos IFs, em 2009, que é a assinatura do repasse de recurso do estado de Alagoas para três de nossas unidades. O Ifal deverá receber cerca de R$ 43 milhões para a construção de campi, algo que é inédito na história dos IFs, desde a criação da rede”, comemorou.