Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital do Conif abre dez vagas para intercâmbio no Japão

Edital do Conif abre dez vagas para intercâmbio no Japão

Ifal faz seleção para inscrever um estudante na seleção do Conif

publicado: 20/08/2019 18h15, última modificação: 28/08/2019 10h21

Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês) levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão. O edital foi lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ifal vai selecionar um estudante da instituição para inscrever no edital do Conif.

O candidato à seleção deve ser brasileiro, estar matriculado no último ano do curso técnico integrado ao ensino médio do Ifal, ter no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (pelo menos 8,0 na média geral), possuir certificação de proficiência em inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

A inscrição dos participantes do Ifal deve ser feita por e-mail até segunda-feira, 26, com o envio da documentação exigida no edital do Departamento de Educação Básica e da Coordenação de Relações Internacionais, da Pró-Reitoria de Ensino. A seleção vai ser feita pela Coordenação de Relações Internacionais e o resultado final deve ser divulgado até o dia 3 de setembro.

Confira o edital!

Anexos do edital

Intercâmbio no Japão

De acordo com o Conif, serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil. Eles terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

Classificação – Os critérios classificatórios incluem a participação em projetos de pesquisa aplicada, em projetos de extensão tecnológica e em eventos técnico-científicos (nacionais, internacionais, regionais e locais), além da proficiência em língua inglesa. Acesse o Edital Conif/AI nº 1/2019 – SAKURA SHSP

registrado em: ,