Notícias
Docentes da área de Administração tomam posse no Ifal
Por Alexandre Abreu
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) empossou, nesta quarta-feira (28), quatro docentes da área de Administração aprovados em concurso público. Nomeados em dezembro de 2025, os professores serão lotados nos campi Santana do Ipanema e Viçosa. A solenidade foi realizada no Gabinete do Reitor e contou com a presença de gestores da instituição e familiares dos novos servidores.
Serão dois docentes para cada campus. Márcio Roque dos Santos da Silva e Natália Lúcia da Silva Pinto assumirão na unidade de ensino de Santana do Ipanema. Já Catarina Silva dos Santos e Marina Oliveira Lins, na de Viçosa.
Esta é a terceira cerimônia de posse consecutiva promovida pelo Ifal este ano. Conforme a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, isso só foi possível graças aos 82 novos códigos de vagas recebidos ainda no ano passado.
“É importante ressaltar o compromisso do governo federal com a oferta de educação pública, gratuita e socialmente referenciada. A liberação desses novos códigos demonstram todo esse empenho em fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, frisou.
De acordo o reitor Carlos Guedes, a partir dos esforços do governo federal nesse sentido, a atual gestão do Ifal se articulou para viabilizar e agilizar as nomeações e posses.
“Trabalhamos estrategicamente para fortalecer o nosso quadro efetivo de pessoal técnico-administrativo e docente, pois entendemos que essa é uma ação fundamental dentro da nossa missão institucional, que é transformar vidas por meio da educação. Atualmente, 70% das vagas no Ifal são destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino”, destacou.
Também estiveram presentes na cerimônia de posse dos novos servidores o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto; o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade; o diretor-geral do Campus Viçosa, Bruno Araújo; o diretor-geral do Campus Santana do Ipanema, Thales Pantaleão, e integrantes de sua equipe diretiva; e a servidora Tamara Gama, representando a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).
Os empossados
Formado em Administração pela Universidade Federal do Sergipe (UFS), Márcio Roque dos Santos da Silva tem especializações em Gestão de Instituições Públicas e em Desenvolvimento Organizacional, esta última, aliás, cursada no Ifal Campus Benedito Bentes. Possui mestrado em Administração e, atualmente, é doutorando na mesma área, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde está desenvolvendo a tese intitulada “Autoavaliação em Programas de Pós-graduação stricto sensu em Administração do Brasil”.
Futura colega de Márcio no Campus Santana do Ipanema, Natália Lúcia da Silva Pinto é graduada em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição onde também cursou seu mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural. Natália também tem especialização em Gestão de Empresas. Na oportunidade, focou sua pesquisa nas ações de sustentabilidade no Terceiro Setor, analisando o caso do Movimento Pró-Criança, organização sem fins lucrativos fundada em 1993 pela Arquidiocese de Olinda e Recife que atua na educação complementar, oferecendo a crianças, adolescentes e jovens reforço escolar, com apoio pedagógico, psicossocial, além de outras oportunidades educativas em diversas áreas.
Egressa do curso técnico em Eletrotécnica do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Alagoas, hoje Ifal, a professora de Administração Catarina Silva dos Santos vai reforçar a equipe docente do Campus Viçosa. É graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Alagoas, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade de Alagoas (Ufal) e mestra em Propriedade Intelectual e Transformação de Tecnologia para Inovação, também pela Ufal.
Ao seu lado estará a professora Marina Oliveira Lins, outra egressa do Cefet Alagoas, onde se formou em Sistemas de Informação. Pela Ufal, cursou sua segunda graduação, a de Administração, e na Faculdade de Saúde, Ciências e Tecnologia (Facesb), a terceira: Complementação Pedagógica em Letras. Marina possui duas especializações, uma em Engenharia da Produção e outra em Educação, e cursa atualmente o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, no Ifal.
