Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Deflagrado processo de consulta para escolha de Reitor e Diretores-Gerais dos Campi

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 17/01/2023 16h39, última modificação: 17/01/2023 16h43

Foi realizada, nesta terça-feira (17/01), em reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (Consup), a deflagração do processo de consulta para a escolha dos candidatos aos cargos de reitor e diretores-gerais dos campi da instituição. Com a deflagração, serão constituídas as comissões eleitorais do pleito, que terão um prazo de 90 dias para a realização da consulta que elegerá os dirigentes do Ifal para o quadriênio 2023-2027.

Conforme aponta a relatoria aprovada nesta terça-feira (17/01), a consulta será realizada em dois turnos, tanto para o cargo de Reitor(a) como para o de Diretor(a) Geral de Campus. A consulta para ambos os cargos ocorrerá de forma simultânea.

Os atuais mandatos de reitor e diretores-gerais do Ifal encerram no dia 10 de junho deste ano. Para o atendimento do art. 3º do Decreto 6.986, de 20 de outubro de 2009, que disciplina o processo de escolha de dirigentes no âmbito dos institutos federais, a consulta eleitoral deve ocorrer com antecedência mínima de 90 dias.

Com a deflagração da consulta, também foram aprovados os nomes para compor a Comissão que organizará a escolha dos membros titulares e suplentes das comissões eleitorais. A Comissão será presidida por Carlos Fabiano da Silva e contará com os seguintes integrantes: Margarez Rodrigues da Silva, Iran Rodrigues Gonzaga Júnior, Anita da Silva Bezerra, Artur Barbosa dos Anjos e Jhonatan Vieira dos Santos.

Comissões eleitorais

Os processos de consulta para escolha dos cargos de reitor e de diretor-geral de campus serão finalizados em até noventa dias, contados da data de seu início. Eles serão conduzidos por uma comissão eleitoral central e por comissões eleitorais de campus, instituídas especificamente para este fim.

Cada comissão será integrada pelos seguintes representantes: I – três do corpo docente; II – três dos servidores técnico-administrativos; e III – três do corpo discente (com idade mínima de dezesseis anos completos). As comissões eleitorais serão eleitas pelos respectivos pares/segmentos: técnicos, docentes e estudantes.

Caberá a Consup disciplinar e coordenar o processo de escolha dos membros titulares e suplentes das comissões eleitorais.

As datas e os detalhes do pleito serão divulgados posteriormente.