Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura, conhecimento e interação são destaques na 2ª Semana de Agroindústria do Ifal Batalha
conteúdo

Notícias

Cultura, conhecimento e interação são destaques na 2ª Semana de Agroindústria do Ifal Batalha

por Roberta Rocha publicado: 09/11/2017 11h41, última modificação: 09/11/2017 15h03
Exibir carrossel de imagens Especialista em Saúde Pública abordou os desafios e possibilidades da indústria de alimentos para garantia da segurança alimentar

Especialista em Saúde Pública abordou os desafios e possibilidades da indústria de alimentos para garantia da segurança alimentar

Brigadeiro de capim santo, cocada de palma forrageira, licor de açaí, hambúrger de resíduos de cenoura, beterraba e couve. O que esses produtos inusitados têm em comum? São o foco de estudos inovadores desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas - Ifal de Batalha e compõem a programação científica da 2ª Semana de Agroindústria da unidade de ensino. 

Com o tema "A indústria de alimentos na era da alimentação saudável", o evento teve início na tarde dessa quarta-feira, 8. Espetáculos culturais, palestra sobre segurança alimentar e a interação entre profissionais e estudantes marcaram a abertura das atividades. Até o próximo sábado, 11, uma agenda de apresentações de trabalhos, mesas-redondas e números artísticos promete movimentar o campus do sertão alagoano.

Para dar as boas-vindas aos participantes da 2ª Semana de Agroindústria, o diretor-geral do Ifal Batalha Marcos Serafim e a professora Silvânia Alves, integrante da comissão organizadora do evento, falaram da oportunidade de troca de experiências e de aproximação com o setor produtivo proporcionada pela ocasião.

A conferência ministrada pela analista de nutrição Vanessa Moreira Lopes discutiu o direito humano à alimentação adequada e como a indústria alimentícia se posiciona nesse cenário. A profissional levantou reflexões sobre transtornos alimentares, desperdício, reaproveitamento de alimentos e a importância de fazer escolhas mais nutritivas na hora das refeições. "A alimentação envolve diferentes aspectos que manifestam os valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais de cada população. Também é preciso levar isso em conta ao garantir o acesso à alimentação saudável", explicou.

Participações especiais

Dois grupos vinculados ao ArtIfal, programa de extensão que busca formar grupos culturais e artísticos em âmbito institucional, levaram música e animação para o primeiro dia de atividades da 2ª Semana de Agroindústria.

A cantoria começou com o coral Por encanto, sob a regência do maestro Leonardo Arecippo. Entoando músicas do cancioneiro popular brasileiro, como "Devolva-me", "Linda Rosa" e "Lamento sertanejo", a performance dos estudantes do Ifal Marechal Deodoro arrancou aplausos do público presente no auditório do Ifal Batalha.

Outra apresentação de sucesso foi a do Coral Cênico do Ifal, oriundo do Campus Piranhas. Conduzido pelo regente André Bomfim, o grupo transitou entre música pop e regional, unindo vozes e expressão corporal, e surpreendeu a plateia com arranjos originais de canções das artistas contemporâneas Anitta, Pablo Vittar e Kell Smith. 

Para os próximos dias da Semana de Agroindústria, estão previstos ainda os espetáculos do Grupo Zás Trás, da Banda ArtIfal, além de palestras sobre consumo consciente, empreendedorismo, empregabilidade na indústria de alimentos e exposições orais de estudantes da instituição envolvidos com pesquisa e extensão. O evento é aberto ao público. A programação completa está disponível neste link