Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é empossado para biênio 2024-2026

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é empossado para biênio 2024-2026

A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), na Reitoria do Ifal
publicado: 18/09/2024 15h02, última modificação: 19/09/2024 14h58

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), a cerimônia de posse do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para o biênio 2024-2026. As/os eleitas/os foram as/os mais votadas/os através da eleição ocorrida de forma eletrônica no final do mês de julho deste ano. A solenidade contou com a participação de titulares e suplentes do segmento Pedagógico, Docente, Técnico-administrativo, Coordenações de projetos de pesquisa e projetos de extensão, além de Discentes de graduação e pós-graduação.

Estiveram presentes o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, o pró-reitor de extensão, Gilberto Neto e a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Eunice Palmeira. Dos diretores gerais, estiveram presentes Givaldo Oliveira, do campus Maceió, e Éder Souza, do campus Marechal Deodoro.

posse-CEPE (3).jpgNos segmentos seguintes estiveram presentes Stella Albuquerque, no segmento pedagogo, e Renato Romero, no segmente docente. No técnico-administrativo, as servidoras Cristiane Francisco e Mayara Romeiro, 1ª suplente. Representando a coordenação da PRPPI, esteve o docente Elvys Alves; a Proex, os docentes Luana Cypriano e Victor Hugo de Andrade. Lisley Pimentel esteve presente representando alunos do nível graduação e José Benildo Miranda, estudante de mestrado, representando o nível pós-graduação.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, ressaltou a importância do Conselho para os pilares da instituição ‘’É desafiador promover uma educação de qualidade, inclusiva e gratuita. O Conselho tem esse caráter normativo, consultivo, sobretudo de ordem acadêmica e pedológica, que atua no ensino, na pesquisa e na extensão e a posse de novos membros traz essa oxigenação para o avanço do Ifal’’, diz no momento da abertura da posse.

Para Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), fazer parte do Conselho não é somente o espaço para ser conselheiro. ‘’O CEPE é um ambiente também de aprendizado, apendemos muito sobre a instituição. Em um colegiado como esse, vemos além da matéria do que ensinamos como docente, como técnico ou como pró-reitor de uma área, contribuímos com o desenvolvimento da instituição e da transformação de vidas’’, conta.

posse-CEPE (2).jpg

Os empossados tiveram momento de apresentação e fala, quando puderam falar suas expectativas de contribuição no CEPE. Lemberg Mafra, secretária dos órgãos colegiados do Ifal, foi responsável pela leitura do termo de posse, além de esclarecer sobre dúvidas sobre a CEPE e mediar momentos na solenidade.

Falando do aspecto de mudança social, a estudante Lisley Pimentel, do campus Piranhas falou sobre sua escolha em se inscrever para a eleição, além do seu sentimento de gratidão. ‘’Enquanto discente, pensei: as três áreas que me ajudaram a escolher o melhor para mim e para minha família. O ensino mudou a minha vida, a extensão me ajudou a ter coragem, e a pesquisa me mostrou que meu sonho é ser professora. Eu espero poder contribuir com esse conselho em que os três pilares são de grande valia para nós estudantes’’, relatou, sendo aplaudida.

Na ocasião também foi reiterado o cronograma de encontros, ficando marcado para a primeira sexta-feira de cada mês, no formato híbrido. As/os membras/os devem receber mais informações como a pauta do assunto que será tratado no encontro, em breve, através do e-mail institucional. O primeiro encontro deve ocorrer no dia 4 de outubro.

posse-CEPE (1).jpg

CEPE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é um órgão colegiado normativo, propositivo, consultivo e deliberativo sobre matérias de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo de ordem acadêmica, didático-pedagógica, artístico-cultural e desportiva, atuando em conformidade com as normas e a política geral do Ifal.

Sob a supervisão de Adriana Thiara Oliveira