Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concluintes se emocionam em colação de grau virtual da UAB - Ifal

Concluintes se emocionam em colação de grau virtual da UAB - Ifal

Evento reuniu formandos de três cursos de graduação

por Roberta Rocha publicado: 09/02/2021 15h41, última modificação: 10/02/2021 01h18

Na tarde de segunda-feira (8), 53 concluintes de cursos de graduação ofertados pela Universidade Aberta do Brasil - UAB no Instituto Federal de Alagoas - Ifal colaram grau em uma cerimônia virtual marcada por demonstrações de alegria, agradecimentos e lágrimas. Além dos formandos do bacharelado em Administração Pública e das licenciaturas em Ciências Biológicas e Letras/Português, a solenidade reuniu dirigentes da Reitoria e dos polos de educação a distância do Ifal.

Em nome da turma de Administração Pública, Juliana Barreto foi a primeira oradora a discursar e chorou ao dedicar o momento de conquista ao pai, falecido na última semana. "Conseguimos ir tão longe porque estivemos próximos de pessoas grandiosas", disse, ampliando os agradecimentos aos docentes e gestores da instituição.

A estudante falou do "misto de alívio, saudade e medo" que, em suas palavras, domina os concluintes diante do desafio de iniciar a nova vida profissional. Mas desejou aos colegas de curso superação, empreendedorismo e coragem para "realizar o que precisa ser feito".

A oradora da turma de Letras - Português, Quércia Costa, também se emocionou ao discursar sobre gratidão, sobre as amizades do curso e o apoio de familiares para superar os obstáculos durante a formação. "Ao adentrar nas suas respectivas futuras escolas, sejam bravos. Só haverá um mundo melhor quando todo mundo tiver acesso a uma educação de qualidade", apontou aos concluintes.

O formando Roney Rafael Santos, representante da licenciatura de Ciências Biológicas, destacou a alegria de ser da primeira turma do curso no Campus Penedo e afirmou que os anos de dedicação nos estudos se converteram na sensação de dever cumprido com a colação de grau. Em seu discurso, o orador agradeceu a competência e o comprometimento dos docentes e da equipe gestora da UAB - Ifal.

Pronunciamentos da mesa diretora - Participaram da solenidade o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Ensino Cledilma Costa, o diretor da EaD do Ifal, Sérgio Teixeira, o coordenador de Ensino da EaD Luiz Henrique Gouveia, os coordenadores de curso da UAB - Ifal, Dartagnan Ferreira (Administração Pública), Reinaldo Rafael Pereira Júnior (Letras - Português) e Luís Antônio Costa Silva (Ciências Biológicas), entre outras autoridades.

Para Sérgio Teixeira, o preconceito existente contra a educação a distância foi superado ao longo dos anos. "Essa modalidade nunca esteve tão em voga", defendeu, em seu pronunciamento. Já a pró-reitora Cledilma Costa chamou os formandos de vitoriosos, por conseguir concluir o curso no meio de uma pandemia. "Esse é o ritual capaz de consagrar todo o investimento da instituição na oferta desses cursos e consagrar o esforço individual de cada um e cada uma, desde o momento em que prestou o vestibular", ressaltou.

No encerramento do evento, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, enfatizou a aptidão e preparação dos formandos para assumir postos no mercado de trabalho, a partir do ensino de qualidade recebido na instituição. "A educação continua sendo o alicerce da vida social de todos nós", finalizou o dirigente.

Colação UAB