Notícias
Cepe aprova resolução sobre o uso de dispositivos eletrônicos entre estudantes do Ifal
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta terça-feira, 11, a Resolução nº 318/2025, que dispõe sobre a utilização de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos nos cursos técnicos da instituição, na forma integrada. A resolução apresenta medidas internas a serem tomadas pelos campi, medidas disciplinares em casos de descumprimentos e já entra em vigor a partir desta terça-feira.
De acordo com a resolução, os estudantes de cursos técnicos integrados ficam proibidos de utilizar celulares e outros dispositivos eletrônicos durante a aula ou intervalos entre as aulas. Nesse período, se estiver com o celular, o estudante precisará desligar o aparelho e guardá-lo. Em caso de descumprimento das normas, medidas disciplinares estão previstas na resolução, como advertências e outras ações previstas no Regulamento Discente do Ifal.
A resolução também orienta que os campi devem esclarecer os estudantes sobre os riscos do uso excessivo de telefones celulares e dispositivos eletrônicos. E também disponibilizar canais de comunicação para possibilitar que os pais e responsáveis possam entrar em contato com a instituição e, por conseguinte com o estudante, em casos de urgência.
Por fim, a resolução garante o uso do dispositivo eletrônico se houver necessidade pedagógica e para estudantes com necessidades específicas, que requerem auxílio tecnológico para participar efetivamente das atividades escolares. Para estudantes de cursos técnicos na modalidade Jovens e Adultos (EJA) e técnicos subsequentes, a orientação é que existam acordos pedagógicos entre estudantes e professores, para que o uso dos celulares e demais dispositivos eletrônicos seja realizado de forma responsável e respeitosa, observando o Regulamento Discente do Ifal.