Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi Santana e Viçosa abrem seleção de monitores para Programa Espaço 4.0
conteúdo

Notícias

Campi Santana e Viçosa abrem seleção de monitores para Programa Espaço 4.0

Inscrições devem ser feitas de 16 a 19 de novembro

por Roberta Rocha publicado: 12/11/2021 14h08, última modificação: 12/11/2021 14h12

As unidades do Instituto Federal de Alagoas - Ifal de Santana do Ipanema e Viçosa lançaram, nesta sexta-feira, 12, o edital de seleção de estudantes para atuar como monitores nos espaços tecnológicos do Programa Espaço 4.0, iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos e proporcionar acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.  .

O Edital nº 02/2021 prevê quatro vagas para voluntários e quatro vagas com bolsas no valor de R$300,00 mensais para 12h semanais de atividades, com vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em uma das duas unidades de ensino mencionadas, que cumpram os requisitos dispostos no edital.

As inscrições vão de 16 a 19 de novembro e devem ser feitas no formulário disponível no link: https://forms.gle/9uunNSKBih2wpLBH8. Os critérios de seleção abrangem análise do histórico escolar e entrevista.

Confira no edital todos os pré-requisitos para a candidatura. 

O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de dezembro e a assinatura do contrato deve ocorrer a partir de janeiro de 2022. Os aprovados como monitores terão a oportunidade de melhorar o próprio processo de ensino-aprendizagem e o do público a ser atendido quando os laboratórios forem inaugurados.

Sobre o programa

Por meio de laboratórios do tipo contêineres adaptados, equipados com  impressoras 3D, tablets, computadores, kits de internet e de robótica, drones etc, o Programa Espaço 4.0 pretendee ofertar cursos alinhados às demandas da Indústria 4.0. A pretensão é habilitar o público atendido a trabalhar com as principais inovações tecnológicas dos campos de Eletrônica, Informática e Robótica Educacional.

Além dos campi Santana do Ipanema e Viçosa, as unidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos,  Palmeira dos Índios,  e Maragogi também serão contempladas pelo programa. A ação atende ao objetivo estratégico de incentivar e difundir o empreendedorismo e a inovação no Ifal.