Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Após curso na área de vendas, agricultoras de Arapiraca incrementam o próprio negócio

Geral

publicado: 01/10/2015 00h00, última modificação: 09/10/2015 17h31

Há três anos, agricultoras da comunidade Baixa da Onça, em Arapiraca (AL), criaram a Associação das Mulheres Produtoras de Bolos e Derivados de Macaxeira - Amprobolos, responsável pela produção de receitas que têm a mandioca como principal ingrediente. A iniciativa deu certo, mas a comercialização dos produtos era um detalhe preocupante para as associadas.

O grande tabu era a venda, porque o dom para a fabricação já tínhamos”, lembra Laressa Macedo, presidente da Amprobolos.

Foi aí que o grupo de mulheres decidiu fazer o curso de vendedora ofertado pelo Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Elas queriam aprender juntas como conquistar espaço no mercado e se destacar em meio à concorrência.

Com os conhecimentos adquiridos durante a qualificação, novas estratégias passaram a ser utilizadas para atrair a clientela. “Diversificamos ainda mais o nosso cardápio. Agora temos bolos, tortas, pudim, broa, tapioca, pé de moleque e até galinha caipiraAlém da venda porta a porta, estamos abrindo a sede todas as sextas-feiras para funcionar como ponto de venda. E já começamos a nos organizar para atender eventos, como aniversários e casamentos”, conta Laressa Macedo. A Amprobolos também deu início ao fornecimento de produtos para a merenda escolar da rede pública de ensino.

A adoção dessas táticas impulsionou o negócio e os lucros foram convertidos em equipamentos de trabalho, com o intuito de ampliar a produção. Para acompanhar o ritmo de crescimento da associação, as agricultoras participaram de outras capacitações, fruto de parcerias com órgãos governamentais e entidades de apoio ao empreendedorismo. De acordo com elas, entre os aprendizados que tiveram, as aulas de economia solidária do Mulheres Mil foram um diferencial. “O Mulheres Mil veio agregar valor, trabalhou inclusive nossa autoconfiança, fez a gente ver que poderia dar certo e nos fortaleceu para enfrentar as dificuldades”, afirma a líder da associação.

A Amprobolos aceita encomendas pelo telefone (82) 98138-7895 ou diretamente no Centro Multidisciplinar Josefa Bertulina de Jesus, espaço cedido pela Prefeitura de Arapiraca para o funcionamento da microempresa.