Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo desenvolvido no Ifal Maceió vence Simpósio Brasileiro de Jogos

Aplicativo desenvolvido no Ifal Maceió vence Simpósio Brasileiro de Jogos

publicado: 06/11/2019 12h14, última modificação: 08/11/2019 10h15

O aplicativo ABC Autismo animais, da série de aplicativos didáticos ABC Autismo, para auxiliar a aprendizagem de crianças autistas sobre diversos assuntos, foi o vencedor do evento SB Games, o Simpósio Brasileiro de Jogos, maior evento de jogos/aplicativos da América Latina, realizado no Rio de Janeiro em outubro deste ano. O aplicativo foi desenvolvido pela professora e pesquisadora do Ifal Maceió Mônica Ximenes e pelo aluno Lukas Teixeira Carvalho, do curso e Bacharelado em Sistemas de Informação, também do Ifal Maceió.

O estudante revela que a conquista do primeiro lugar na temática de Educação do SB Games representa uma recompensa pelo trabalho desempenhado, transmite felicidade e motiva a toda a equipe para o desenvolvimento de novos projetos adequados às reais necessidades das pessoas com autismo.

O tema "educação" foi a trilha com o maior número de submissões de trabalhos no SB Games. O evento recebeu 140 trabalhos e apenas 27 foram aceitos. O ABC Autismo Animais foi um dos poucos trabalhos considerados “aceitos” entre os trabalhos analisados e o grande vencedor do Simpósio.

No próximo dia 11, o aplicativo será levado ao Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), evento de caráter internacional na área de tecnologias. Na ocasião, os idealizadores do aplicativo participam do evento APPS.EDU na categoria Produto (que trata de softwares já disponíveis para o público), para apresentar o aplicativo 123 Autismo, que trata de promover o ensino de matemática para crianças autistas.

No ano de 2015, o mesmo evento APPS.EDU foi realizado em Maceió, e o aplicativo ABC Autismo Clássico, que hoje conta com mais de 150 mil downloads na Google Play, também foi premiado com o primeiro lugar.

O APLICATIVO

O aplicativo ABC Autismo Animais é fruto de uma parceria entre o IFAL e a Associação de Amigos do Autista de Alagoas, que disponibilizou o espaço para a realização de pesquisas, a equipe multidisciplinar e um designer para elaborar ilustrações exclusivas para o projeto. O processo de desenvolvimento do aplicativo foi orientado pela professora do Bacharelado em Sistemas da Informação Mônica Ximenes. O trabalho é oriundo de um projeto de extensão de construção de atividades adaptadas para crianças com autismo. O projeto originou inicialmente o aplicativo ABC Autismo “clássico”, para aprendizagem sobre a construção de palavras e vocabulários, e derivou em seguida o 123 Autismo e o ABC Autismo Animais, vencedor do SB Games. A “sequência” de jogos desenvolvidos possibilita que crianças e jovens aprendam sobre palavras e números de forma lúdica, divertida e atrativa.

O ABC Autismo Animais é registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pelo IFAL e trata-se de um jogo educativo, disponível em cinco idiomas, produzido com a participação da equipe multidisciplinar (fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos) da Associação de Amigos do Autista de Alagoas. Atualmente, encontra-se disponível no Google Play para dispositivos Android. A renda obtida com a venda do aplicativo (cada download custa R$3,99) será revertida para a causa do autismo e manutenção da instituição parceira que colaborou com o projeto.

“O desenvolvimento dos aplicativos da série ABC Autismo é baseado nas premissas do Ensino Estruturado, para atender a necessidades da pessoa com autismo, independente do seu grau de comprometimento, buscando ser o mais intuitivo possível, retratando de forma clara quais ações devem ser realizadas pelos usuários durante as telas de execução”, explica o estudante Lukas Teixeira. “Ao todo, o aplicativo possui quatro níveis de dificuldade, com dez atividades cada, sequenciadas em ordem crescente de complexidade, medidas pela quantidade de acertos e estímulos exibidos à criança”, complementa.

Faça aqui o donwload para conhecer o jogo.

registrado em: ,