Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Ifal brilham em Jogos Estudantis de Alagoas e conseguem vagas em evento nacional

Estudantes são dos campi Coruripe e Piranhas
por Jhonathan Pino publicado: 26/07/2024 10h22, última modificação: 26/07/2024 10h52

Alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) fizeram bonito nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), realizados entre os dias 15 e 27 de julho. Ao menos quatro deles, dos campi Coruripe e Piranhas, conquistaram o primeiro lugar em suas provas, nas modalidades de Vôlei de Praia e Atletismo, e com isso, foram classificados para etapa nacional de suas respectivas modalidades.Glicero Cabral e Arthur Ricardo conseguiram uma vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (Jej’s).png

Após conquistarem o 1° lugar no Vôlei de Praia, a dupla formada por alunos do Campus Piranhas, Glicero Cabral e Arthur Ricardo, conseguiu uma vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (Jej’s), que irá acontecer entre os dias 13 e 28 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

A conquista entra para uma série exitosa de competições que eles vêm disputando, desde que começaram a treinar, há seis anos. “Durante esse período, fomos campeões do Jeal três vezes (2021; 2023 e 2024). No ano de 2022 ficamos em 3º. Participamos também do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Vôlei e ficamos em 7º, no ranking nacional”, enumera Arthur.

Além disso, a dupla já havia sido campeã alagoana da Categoria Sub 19, em 2023, vice-campeã nordestina da Copa Nordeste, em 2022 e campeã dos Jogos das Instituições Federais (JIF), na etapa regional e conseguido o 3º lugar na etapa nacional.(De branco) Lorena Barros obteve o 3º lugar, na prova de 3 km e 4º lugar, na prova de 400m rasos, na Categoria de 15 a 17 anos.jpeg

Apesar de estudantes em Piranhas, todo o treinamento é feito na cidade de São José da Tapera. Mas Arthur lembra que o Campus tem a sua contribuição. “Nós dois estudamos no Ifal. Eu curso Agropecuária e o Glicero, Agroindústria. A instituição federal ajudou muito na nossa trajetória. Quanto nos jogos, nos dando oportunidades de viajar com ajudas financeiras, quanto na educação, nos mostrando que a educação é sempre o melhor caminho”, pontua.

Outra aluna do Campus Piranhas e natural de São José da Tapera, que teve êxito no Jeal, foi Lorena Barros, estudante de Agroindústria. Ela competiu diferentes provas de Atletismo, na categoria de 15 a 17 anos, e obteve o 3º lugar, na prova de 3 km e 3º lugar, na prova de 400m rasos. Ela ainda fez parte de uma equipe que conquistou uma prata no revezamento 4/400. Os resultados foram alcançados depois de apenas três meses de treinamento em sua cidade natal.

“Quando chega perto das competições a gente treina cinco dias na semana, seguindo uma planilha feita pelas treinadoras. A planilha é focada nas provas que você vai correr no dia da competição”, detalha Lorena, que deve ter apenas quatro dias de descanso para começar a treinar para o Campeonato Alagoano Sub 16, a ser realizado no próximo 11 de agosto.

Do Campus Coruripe, as estudantes de Edificações, Karina Ferreira e Giovana Canuto, conquistaram o ouro nos 400 metros e na prova de 100m rasos, respectivamente, na Categoria de 15 a 17 anos. Com o resultado, ambas se classificaram para a etapa nacional, em João Pessoa.