Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para intercâmbio em Cabo Verde e na Colômbia

Aberta seleção para intercâmbio em Cabo Verde e na Colômbia

CAMINHOS AMEFRICANOS

Podem participar alunos e professores pretos, pardos ou quilombolas. Inscrições vão até 30 de abril. Programa é uma ação do MEC e MIR
publicado: 27/03/2024 10h51, última modificação: 27/03/2024 10h51

Redação CGCOM/CAPES

Estão abertas a partir desta quarta-feira, 27 de março, as inscrições para o segundo edital conjunto nº 1/2024 do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. Nesta edição, serão selecionados estudantes para atividades em Cabo Verde e professores para ação formativa na Colômbia.  As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de abril pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).

O Programa tem como objetivo incentivar a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento do racismo no Brasil. A iniciativa é da CAPES, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Para Cabo Verde, podem se inscrever estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos matriculados a partir do 5° semestre dos cursos de licenciatura de instituições de ensino superior públicas, além de outros critérios definidos no edital. O intercâmbio ocorrerá na UniCV, na capital, Cidade da Praia, durante 15 dias, com participação em evento científico e rodas de conversas com movimentos sociais e visitas a escolas, locais históricos e museus.

Podem se inscrever para o intercâmbio na Colômbia, professores da educação básica de escolas públicas que se autodeclaram pretos, pardos ou quilombolas. Outros requisitos estão detalhados no edital.  Os selecionados irão participar, em Bogotá, durante 15 dias, de ações formativas, além de visitas a escolas, locais históricos e museus. Também vão integrar rodas de conversas com movimentos sociais afro-colombianos.

São ofertadas 50 vagas para Cabo Verde e outras 50 para a Colômbia. No caso do país africano, a divulgação dos selecionados sairá até 23 de agosto e as atividades devem começar logo em seguida. Para Bogotá, o resultado será publicado até 13 de setembro e o intercâmbio começa na sequência. Até 23 de abril, os interessados poderão encaminhar dúvidas sobre o edital pelo e-mail inscricao.mir@capes.gov.br .

O apoio financeiro será de responsabilidade do MIR. Os selecionados receberão recursos para diárias, passagens aéreas, seguro-saúde e, no caso de Cabo Verde, ajuda para emissão de passaporte. Todas as informações constam no edital conjunto nº 1/2024, publicado no Diário Oficial da União e no site da CAPES.

A primeira edição do Programa recebeu 980 inscrições e selecionará 50 alunos para curso de 15 dias em Moçambique, na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo). O resultado desta etapa está previsto para ser divulgado em maio.

Sobre o Programa

O Caminhos Amefricanos, Programa de Intercâmbios Sul-Sul vai estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.

O Programa seleciona estudantes para intercâmbios de curta duração no exterior, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. Também possibilita a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior de diferentes nações, contribui para a mobilidade de alunos e professores e estimula a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na promoção da igualdade racial e do combate ao racismo no Brasil.