Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Visita Técnica ao Vale do São Francisco promove interação e conhecimento

Visita Técnica ao Vale do São Francisco promove interação e conhecimento

Alunos do último ano do Curso Técnico em Agropecuária conhecem tecnologias agrícolas de sucesso

publicado: 07/05/2018 10h23, última modificação: 07/05/2018 10h48
Exibir carrossel de imagens Passagem pela região que mais produz frutas no país deixa legado de conhecimento a alunos do campus

Dois bilhões de reais: é essa a cifra gerada anualmente com a produção de frutas na região do Vale do São Francisco, que compreende parte dos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, com destaque para os municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), musicados na canção de Luiz Gonzaga. Dotada de terras férteis, a região tornou-se  grande produtora frutícola após as técnicas de irrigação aplicadas ali. Somente na região da Bahia e Pernambuco são mais de 120 mil hectares irrigados, que permitem a produção de mais de um milhão de toneladas de frutas, com destaque para mangas e uvas.Produção de uvas é destaque no Vale do São Francisco

Não é incomum que você encontre nas prateleiras do supermercado um bom rótulo de vinho produzido ali, nem que se depare com uma manga doce colhida naquelas terras. Mas se engana quem pensa que tudo isso é fruto das grandes indústrias. A tecnologia de irrigação implantada na área foi levada aos pequenos produtores - maioria por lá -, com o objetivo de gerar renda e a adoção de técnicas sustentáveis. Todo esse trabalho fez da região a maior produtora de frutas de todo país, sucesso na geração de emprego e renda.

Visita Técnica

Imagem 9Na última semana, alunos dos cursos Subsequente e Integrados em Agropecuária conheceram de perto o Vale do São Francisco e as técnicas adotadas na região, que resultaram numa transformação social e econômica nos estados da Bahia e Pernambuco. A ideia era promover o encontro dos discentes com o mundo trabalho, contribuindo no elo teoria e prática, imprescindível na formação dos futuros técnicos agropecuários.

Um dos pontos altos da ação foi a visita à Codevasf Embrapa Semiárido, responsável por diversificar a produção de frutas na região. Com auxílio da ciência, frutas típicas de clima temperado já tiveram sucesso na produção local, como a romã, pera e lichia.

Destaque na produção do Vale, as vinícolas ganharam a atenção dos discentes, que puderam ver de perto a Ouro Verde, do grupo Miolo, o maior produtor nacional de vinhos, com rótulos de sucesso internacional, inclusive. Em Petrolina, conheceram, ainda, a Expofrut, empresa que trabalha com o plantio, beneficiamento e consorciamento de uva e leguminosas. Exportadora de frutas locais, a empresa se aproveita da excelente localização, às margens do lago Sobradinho para lançar seus produtos mundo afora. A iniciativa levou os discentes a conhecerem tecnologias diferenciadas, responsáveis por realizarem uma nítida transformação na região. Uma bela inspiração para levar nosso sertão alagoano a cenários semelhantes.

Imagem 10