Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Tri legal: estudantes se destacam pela terceira vez em competições matemáticas

Tri legal: estudantes se destacam pela terceira vez em competições matemáticas

Alunos garantem primeiros lugares do pódio em Olimpíada Regional de Matemática

publicado: 08/01/2018 14h46, última modificação: 08/01/2018 14h46
Exibir carrossel de imagens Na foto, os três alunos do Campus Santana, premiados nas competições em 2017

Na foto, os três alunos do Campus Santana, premiados nas competições em 2017

Conquistar medalhas nas Olimpíadas de Matemática já virou rotina por aqui. Nos últimos anos, o trabalho de formação e preparação para competições científicas tem levado nossos alunos a alçar voos mais altos. Com toda essa projeção, em 2017 foi realizada a I Olimpíada Regional de Matemática em Santana do Ipanema, idealizada pelos professores André Carlos Nascimento (IFAL – Campus Santana), Claricy Alves (Rede Estadual), Davi Lima (UFAL) e Krerley Oliveira (Coordenador da Olimpíada Alagoana de Matemática).

Pensada para homenagear a Bienal do Livro em Alagoas, a competição ranqueou as melhores notas, considerando a segunda fase da OBMEP 2017. No fim de dezembro, a solenidade de premiação levou alegria ao município vizinho, Poço das Trincheiras. Mas foi a solenidade ocorrida no Campus Santana que coroou o feito de três alunos da casa: José Ranielson Araújo, Clelber Vasconcelos e Thatiane Soares figuraram, novamente, entre os melhores da competição. O evento contou com a participação do professor Krerley Oliveira, cujo reconhecimento na área transpôs os limites nacionais. Com a palestra "Os 15 anos da Olimpíada Alagoana de Matemática", o convidado abriu a cerimônia de premiação, que contou, ainda, com a presença do Diretor do Campus, Gilberto Neto, que destacou em sua fala o trabalho realizado pelos docentes na instituição e parabenizou os vencedores e familiares, presentes na ocasião.
Além dos idealizadores, a mesa de honra contou com a presença do professor Alexandre Cavalcante, também do Campus Santana. Ao lado de André Carlos, o docente foi essencial para o envolvimento dos alunos com as competições científicas. Os trabalhos deles levaram, inclusive, duas equipes da instituição a se destacarem na Batalha Matemática, dentro do MatFest, o maior evento matemático do estado de Alagoas.

A premiação

Na premiação do nível I (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) um momento de emoção: a medalhista de ouro, Maria Luiza Gomes da Costa, recebeu a medalha do pai, professor de Matemática. A cena pode provar que santo de casa faz milagre sim!

No nível II (Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano), a medalha de ouro ficou com o estudante Robert Rodrigo Costa, da Escola Estadual Laura Maria Chagas, que já havia se destacado nas edições nacional e estadual da OBMEP.

A entrega das medalhas do nível III (Ensino Médio) – única modalidade que contou com a participação dos alunos do Ifal – premiou José Ranielson Araújo com o topo mais alto do pódio. Com o ouro, o estudante fechou o ano com a terceira premiação pela participação nas competições. A prata ficou com Clelber Vasconcelos, que também terminou o ano com três premiações. A estudante Thathiane Maria recebeu menção honrosa, garantindo, também, seu terceiro destaque somente em 2017.