Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > "Dois dedos de história": vamos conhecer Poço das Trincheiras?!

"Dois dedos de história": vamos conhecer Poço das Trincheiras?!

Nova série de reportagens traz à tona a história e cultura dos municípios atendidos pelo IFAL Santana do Ipanema

publicado: 11/07/2017 17h27, última modificação: 11/07/2017 17h28
Exibir carrossel de imagens Pórtico de acesso ao município de Poço das Trincheiras

Pórtico de acesso ao município de Poço das Trincheiras

"Dois dedos de história": com essa nova série de reportagens o IFAL Santana do Ipanema visa aproximar sua ação com os municípios atendidos pelo Campus, seja através de projetos de extensão cuja relação com essas cidades tem sido bastante positiva, seja através da oferta de cursos regulares para alunos desses lugares. A ideia do Setor de Comunicação do Campus é trazer um pouco das cidades e de sua história, cultura e informações para dentro do instituto federal, devolvendo para o público um conhecimento que muitas vezes fica restrito a livros históricos, guardados a sete chaves. Trazer essas informações para o acesso digital é o objetivo.

Outras ideias já estão sendo pensadas para aproximar ainda mais escola e sociedade, dentro de um conceito de educação que caminha lado a lado com a comunidade. Por outro lado, a série de reportagens revela um olhar cuidadoso do IFAL para com a comunidade e realidade em que está inserido, reforçando o convite para que mais pessoas venham fazer parte do nosso projeto de uma educação inclusiva, cidadã, democrática, pública e de qualidade.

Pra começar vamos sair 12 km em direção a uma cidade que faz divisa com Santana do Ipanema e tem a origem do seu nome ligada ao tempo da ocupação holandesa no Brasil: chegamos em Poço das Trincheiras. A pequenina cidade do sertão alagoano possui bom número de alunos matriculados no IFAL Santana, além de receber unidades remotas do Programa Mulheres Mil e do PRONATEC. Além disso, tem projeto de extensão desenvolvido em escola da rede pública do município, como aquele que agora em agosto irá levar dois alunos para a cidade de Encarnación no Paraguai e reflete sobre o papel da monitoria na melhoria do aprendizado tanto dos monitores quanto dos alunos que recebem essa assistência.

O papel do IFAL na formação de alunos de Poço das Trincheiras já transformou a vida de alunos como Délis Soares. Concluinte do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, a aluna participa do Projeto Horta Escolar, que chamou a atenção da mídia e da sociedade, sendo matéria de reportagem a ser exibida em breve na TV Gazeta. Tem também o fortalecimento e a preparação para o prosseguimento dos estudos em nível superior, uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação - PNE, que leva alunos como Leonardo Martins a conseguirem lograr êxito e ingressar em universidades e faculdades, no caso dele o acesso ao Bacharelado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas.

Então vamos conferir dois dedos da história e cultura de Poço das Trincheiras! Vem conosco!

por Diego Alves

Projeto Dois Dedos de História Parte 1Projeto Dois Dedos de História Parte 2Poço das Trincheiras em Imagens