Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > PROIFAL 2017

PROIFAL 2017

publicado: 07/03/2017 07h21, última modificação: 07/03/2017 10h45

O PROGRAMA PROIFAL é um projeto do Campus Santana do Ipanema que visa preparar os estudantes do 9° ano, do Ensino Fundamental, de Escola Pública, que estejam interessados em realizar o Exame de Ingresso, em 2018, em nossa Instituição.

Atenderemos estudantes do Município de Santana do Ipanema e os circunvizinhos como Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Cacimbinhas, Carneiros, Monteirópolis, Dois Riachos, Olivença, Maravilha entre outros.

No último ano, mais de 50% dos jovens que participaram do Programa passaram no Exame Seletivo do nosso campus e outros ainda ficaram na lista espera.

Assim, pretendemos aumentar a meta, incentivando os jovens que possuem pouco acesso à Educação de qualidade e que o Instituto possa cumprir algumas de suas missões sociais inseridas no PDI, “compromisso com a transformação social; divulgação do conhecimento científico; incentivo à produção cultural; interação dialógica com a comunidade; impacto na formação do estudante”.

Abriremos 1 turma com 60 vagas (podendo ser dividida em 2 turmas de 30 vagas), somente para o turno da tarde, às terças e quintas, das 13h30 às 17h30, e o acesso será por meio de inscrição e/ou processo seletivo simples, dependendo da relação candidato/vaga. As aulas iniciarão em abril até dezembro do ano corrente.

As inscrições para os estudantes interessados ainda não foram abertas e divulgaremos em breve, data e documentos necessários.

No momento, estamos fazendo um processo seletivo dos alunos do nosso campus que pretendem participar do Programa como bolsistas. A prova será quarta-feira, dia 08 de março, de 2017, às 14h, na sala 12. O valor da bolsa é de 400 reais.

São 5 vagas, no total, sendo 2 de Português, 2 de Matemática e 1 de Ciências Humanas (História e Geografia). A prova de português será composta por 10 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa, com base nas exigências do Enem. A prova de matemática terá 20 questões de múltipla escolha e a de História/Geografia 10 questões. Os assuntos serão os mesmos da prova de seleção para ingressantes no Ifal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA:

01. Compreensão de textos dos mais diversos gêneros. 02. Relações entre os elementos, as funções e os níveis de linguagem no processo de comunicação. 03. Acentuação gráfica. 04. Problemas gerais de grafia. 05. Relações de sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. 06. Identificação das classes de palavras e suas flexões no uso da língua. 07. Identificação dos termos sintáticos e suas relações de sentido no período simples, observando os aspectos básicos da pontuação. 08. Relações de coerência produzidas a partir das relações de concordância verbal e nominal.

MATEMÁTICA:

1. Operações com números reais. 2. Resoluções de problemas com números naturais e com números racionais. 3. Números decimais. 4. Sistema métrico decimal. 5. Expressões numéricas. 6. Equações e sistemas de 1º grau. 7. Inequações de 1° grau. 8. Problemas de 1° grau. 9. Razões e proporções. 10. Regra de três (simples e composta). 11. Porcentagem. 12. Valor numérico de uma expressão algébrica. 13. Operações algébricas com polinômios. 14. Produtos notáveis. 15. Fatoração. 16. Simplificação de frações algébricas. 17. Potenciação e Radiciação. 18. Estudo dos radicais. 19. Equação de 2°grau. 20. Sistema de 2°grau. 21. Problemas do 2° grau. 22. Teorema de tales. 23. Triângulos semelhantes. 24. Relações métricas no triângulo retângulo. 25. Razões trigonométricas no triângulo retângulo. 26. Polígonos regulares. 27. Polígonos regulares inscritos e circunscritos numa circunferência. 28. Áreas de figuras planas.

CIÊNCIAS HUMANAS:

1. Migrações na atualidade e a questão da Xenofobia. 2. A globalização e as desigualdades econômicas. 3. Violência urbana no Brasil. 4. Aquecimento global e alterações climáticas. 5. Consumo energético e produção de combustíveis alternativos. 6. Conflitos geopolíticos atuais.