Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Plantando ideias: nova edição do AVANT IF foca no desenvolvimento rural

Plantando ideias: nova edição do AVANT IF foca no desenvolvimento rural

Concurso de ideias inovadoras será realizada em abril no Campus Santana do Ipanema

publicado: 28/02/2018 20h16, última modificação: 28/02/2018 21h01
Exibir carrossel de imagens Competições de ideias inovadoras mergulho no universo do agronegócio.

Competições de ideias inovadoras mergulho no universo do agronegócio.

Os números não deixam dúvidas: o agronegócio se coloca hoje como um dos setores mais competitivos da economia nacional. Sozinho, o setor respondeu por 23,5% do PIB brasileiro no ano passado, segundo dados da Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária (CNA), além de ter sido o único segmento da economia a gerar mais empregos, com a maior taxa dos últimos 5 anos. A balança comercial brasileira depende do agronegócio para ter seu equilíbrio, uma vez que 41% das exportações vem do campo, dados importantes para o setor que gera mais de um trilhão de reais por ano no país.

Todo esse contexto revela a importância do campo e explica uma nova edição do AVANT IF exclusivamente para o mercado rural. A ideia é promover uma competição de ideias inovadoras entre alunos, servidores e egressos do Instituto Federal de Alagoas com livre participação da comunidade local. Organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifal, a iniciativa promete unir os conceitos de inovação e empreendedorismo, e mostrar o impacto delas no desenvolvimento de ideias capazes de trazer melhorias ao agronegócio. Para isso, a abordagem utilizada no evento vai levar os participantes a chegarem a soluções para problemas cotidianos no meio agropecuário, tudo de forma colaborativa e coletiva.

Equipe do Campus Santana ficou em terceiro lugar na ediçao de maio do AVANT IFEm maio do ano passado, o Campus Santana já havia sediado a primeira edição do AVANT IF, que teve como vitoriosos projetos dos campi Maceió, Palmeira do Índios, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Arapiraca e Santana do Ipanema, que apresentou a ideia da comercialização da umbuzada. Esta edição, porém, é a primeira a se debruçar somente sobre um setor específico da mercado. Além do caráter de ineditismo, a ação espera revelar modelos e soluções viáveis e sustentáveis. Entre os economistas, na atualidade, parece inconteste a tese de que conceitos como o "agritech" podem ser o diferencial para que o setor agro continue numa curva acentuada de crescimento: tal ideia surge como saída para os trabalhadores rurais, que por meio de aplicativos e drones podem acompanhar com mais qualidade o desenvolvimento de suas lavouras. A ideia é nova no país: segundo a ABStartups (Associação Brasileira de Startups) atualmente existem  72 empreendimento agrícolas no Brasil. Parece pouco, mas esse número, coletado em 2016, revela um crescimento de 70% em relação ao ano anterior.

O evento

Para participar do concurso é necessário formar equipes de 3 (três) a 5 (cinco) participantes, com pelo menos um dos membros sendo aluno, servidor ou egresso do Ifal. Depois de inscrita, a equipe não pode excluir, incluir ou alterar seus participantes, além de ser vedado que um componente esteja em mais de uma delas. As inscrições serão recebidas de 27/02 a 20/03 e devem ser realizadas pela internet, através do formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/Gxqzki

A competição acontece em duas etapas. Na primeira (eliminatória) serão avaliados critérios como clareza de ideia, solução e mercado, que serão respondidos no ato da inscrição, via formulário eletrônico. O resultado desta etapa preliminar será divulgado no dia 26 de março. Mas é a segunda etapa (classificatória) que promete agitar o Campus Santana do Ipanema, entre os dias 06 e 08 de abril, com duração de 44 horas. Todas as equipes ficarão alojadas na sede da instituição e contarão com a mentoria de profissionais renomados na área de empreendedorismo. "Desde as conversas preliminares sobre essa iniciativa que sou um entusiasta do evento, já que ele traz consigo uma ideia de empreender no campo, que já é uma característica da atuação do nosso campus na região", destacou o Diretor do Ifal Santana, Gilberto Gouveia Neto.

Dúvidas e orientações podem ser recebidas através do email avant.ifal@gmail.com. Para saber todas as informações referentes ao primeiro concurso de ideias inovadoras voltadas para o meio rural, acesse o EDITAL. O AVANT IF AGRO premiará as 6 melhores equipes com troféus e certificados de reconhecimento. Hora de reunir a equipe, realizar sua inscrição e apresentar aquela ideia inovadora que vai trazer desenvolvimento rural para a região.

Confira etapas da competição.