Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Pelo segundo ano consecutivo, Campus Santana leva equipe à fase final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Com alunos que já participaram da edição passada, equipe OUSATEC vai em busca de melhor colocação

publicado: 23/08/2018 10h14, última modificação: 23/08/2018 10h14
Exibir carrossel de imagens Equipe OUSATEC vai em busca de título na OBAP

Equipe OUSATEC vai em busca de título na OBAP

Com o tema "Cultivando habilidades, colhendo talentos", a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária terá, pelo segundo ano seguido, uma equipe do Campus Santana disputando o título. A competição, organizada pelo IF Sul de Minas, é composta por duas fases. Na primeira, os concorrentes respondem a uma prova virtual, chamada fase escolar, classificando as melhores equipes para fase presencial, que este ano será realizada no Instituto Federal de Minas Gerais, no Campus Bambúi, distante 366 km da capital Belo Horizonte.

Com o objetivo de estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, a competição conta com a participação de estudantes dos países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, como Guiné-Bissau e Portugal.

Membros testam filtro no município de PiranhasPrevista para ocorrer entre os dias 14 e 16 de setembro, a fase final conta com provas práticas e teóricas. Como parte da prova prática, as equipes foram desafiadas a apresentar um vídeo no formato pitch com o tema "Água para o desenvolvimento sustentável no meio rural". A turma visitou os municípios de Piranhas, Olho D'Água das Flores, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema, para mostrar como soluções tecnológicas tem ajudado a transformar a realidade do sertão, que sofre com longos períodos de estiagem. A novidade do vídeo este ano é a tradução simultânea em LIBRAS. Na edição passada, a equipe Sertão Agro teve nota máxima nesse desafio, conseguindo, ainda, eleger o vídeo sobre turismo agroecológico como o melhor do país.

Imagem 3Na edição deste ano, o Campus Santana foi um dos poucos do Nordeste a carimbar vaga na fase presencial este ano, ao lado do IF Sertao PE e do IFCE. De passagens nas mãos, a equipe que viaja à Bambuí no próximo mês chega à competição com mais experiência. É que dos integrantes do time, dois estiveram na edição passada: a orientadora e docente Vitória Régia Ramalho e a estudante Karina Venâncio, vão ao sudeste tentar uma posição melhor que o 10º lugar conquistado em 2017. Completam o time os estudantes Ana Raysa Silva e Wesley Reniberg, formando a trinca de alunos do Curso Técnico em Agropecuária. O feito de classificar equipes em duas edições consecutivas da OBAP fortalece a política de incentivo à participação do estudantes do Campus Santana em olimpíadas científicas, fortalecendo o elo entre ensino, pesquisa e extensão.