Notícias
No Rio de Janeiro, iniciativa pioneira do Campus Santana é reconhecida na 42 ª Reditec
No evento que reúne gestores dos institutos federais de todo país, diretor do campus apresenta o AVANT IF
Competição de ideias inovadores desperta interesse de outros institutos federais
Reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores gerais dos Institutos Federais de todo Brasil estão reunidos desde a última segunda-feira em Búzios, região dos lagos no Rio de Janeiro, para participarem da 42.ª Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec.
Na edição deste ano, o tema principal do evento é “O Trabalho no Século XXI - Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão”. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), contando com a participação de mais de 1000 gestores.
Tradição da Reditec, a Mostra de Experiências Exitosas reúne ações de sucesso desenvolvidas nos institutos federais dos 23 estados e Distrito Federal, e contemplam iniciativas no ensino, pesquisa, extensão, gestão, assistência estudantil, entre outras áreas. Nos últimos anos, o evento notabilizou-se como um grande espaço de debate dos rumos da educação profissional e tecnológica, com importantes reflexos nas instituições.
Campus Santana em destaque
Pela primeira vez na sua história, o Campus Santana conseguiu emplacar uma de suas iniciativas na Mostra de Experiências Exitosas, o AVANT IF. Em abril de 2017, a competição de ideias inovadoras levou ao sertão alagoano a cultura do empreendedorismo e da inovação, no evento que durou mais de 50 horas e contou com projetos de vários campi do Ifal.
O sucesso da primeira edição, levou o campus a promover uma nova edição, dessa vez totalmente voltada ao setor agropecuário. Dessa forma, o AVANT IF Agro uniu os conceitos de inovação e empreendedorismo, mostrando o impacto deles no desenvolvimento de ideias capazes de trazer melhorias ao agronegócio, um ano depois da primeira edição. Um dos projetos premiados na edição agro do evento, inclusive, conquistou o título de campeão na maior competição de marketing do Nordeste, o Trakto Mkt Show.
Nesta quinta-feira (13), a Reditec conheceu detalhes da iniciativa pioneira desenvolvida no Campus Santana em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), apresentada pelo diretor geral Gilberto Gouveia Neto, despertando interesse de instituições parceiras, como o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal Fluminense (IFF), que demonstraram desejo de se integrarem ao evento. “A participação na Reditec nos deu um parâmetro bastante positivo das ações que tem sido desenvolvidas na instituição, fruto de um trabalho coletivo marcado pela dedicação de nossos alunos e servidores”, ressaltou Gilberto Neto, que dirige o campus desde 2016. Os gestores seguem discutindo os rumos da rede profissional até essa sexta-feira (14).