Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Marco no Campus Santana: atividades começam na Fazenda Experimental Agropecuária

Estreia oficial ocorre com aula prática da disciplina de Mecanização Agrícola

publicado: 23/11/2017 12h57, última modificação: 23/11/2017 12h57
Exibir carrossel de imagens Fazenda Experimental será importante ferramenta pedagógica no Campus Santana

Fazenda Experimental será importante ferramenta pedagógica no Campus Santana

A realização de um sonho: é assim que a inauguração da Fazenda Experimental Agropecuária é tratada entre alunos e servidores  do Campus Santana. A unidade conta com 250.000m2 e está localizada a aproximadamente 5 km da instituição, que recebeu a área como doação da EMATER, tendo sido desmembrada de uma fazenda ainda maior, pertencente ao Governo de Alagoas.

Os  últimos meses foram de muito trabalho e dedicação na busca pelos implementos e infraestrutura necessários ao início das atividades na fazenda, que simboliza também um marco para o Ifal, que passa a contar com o segundo Campus a dispor desse tipo de ferramenta pedagógica, que auxilia na consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Na área, serão observados e aplicados todos os conhecimentos relativos aos cursos técnicos em Agropecuária, que atualmente atendem a aproximadamente 200 estudantes. O desafio é transformar a Fazenda Experimental num centro de referência nas Ciências Agrárias no semiárido alagoano. "Atualmente, estamos na fase de levantamento topográfico para demarcação da área (que já foi realizada) e estruturação da cerca da propriedade. Em nossos planos está a construção das diversas unidades de produção, tais como horticultura, fruticultura, criação de aves, bovinos, viveiro de mudas, entre outras. Além destas, a construção de auditório, salas de aula e laboratórios", destacou Juliano Molino, um dos professores que está à frente da administração da fazenda.

Imagem 6

A conquista da instituição é mesmo histórica. A fazenda servirá de base e estrutura para todo o aprendizado prático, necessário ao perfil do egresso do técnico agropecuário. "Esta propriedade é de extrema importância para o curso técnico agropecuária, nas duas modalidades (Integrado e subsequente) pois, quando estruturada, garantirá a execução plena de aulas práticas e ensaios de pesquisa com plantas e animais. Além disso, no âmbito da extensão rural, vislumbramos a utilização deste espaço como uma referência em agropecuária na região, como uma unidade demonstrativa das culturas agrícolas praticadas pelos agricultores circunvizinhos", ressaltou Juliano.

As primeiras atividades

Módulos II e III do Cursos Subsequente em Agropecuária foram os primeiros a atuar na FazendaNa primeira atividade oficial da Fazenda Experimental do Campus, os professores Sueli e Franklin dos Anjos, e o engenheiro agrônomo André Luiz, conduziram os alunos dos Módulos II e III, do Curso Subsequente em Agropecuária, na realização da roçagem da vegetação rasteira do espaço, além de outras operações:. "Na nossa prática da disciplina de Mecanização Agrícola foram repassados conhecimentos sobre operação de trator, acoplamentos de implemento roçadeira a TDP (tomada de potência) do trator e princípios de funcionamento desse implemento", informou Franklin, Coordenador de Pesquisa do Campus e professor do Curso Técnico em Agropecuária.

O sentimento de satisfação no Campus Santana é notável. "O início do uso da Fazenda Experimental é um marco para nossa escola. Nesse espaço os alunos colocarão em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula, numa ferramenta pedagógica das mais ricas, que fortalecerá a formação técnica, unindo-a ao olhar humano que nosso Campus tem", contou Gilberto Gouveia Neto, Diretor do Campus. Os próximos passos levarão a fazenda à melhor estruturação, tornando o processo educacional cada vez mais frutífero.